FURG, PUCRS e UFSM celebram o centenário de José Saramago

Três instituições de ensino superior do estado, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizam juntas um evento alusivo aos 100 anos do escritor português José Saramago. Mesas redondas com debates acadêmicos sobre a vida e a obra do autor e sessões de comunicação compõem a agenda literária prevista entre os dias 20 e 24 de junho.

Na Furg, a atividade ocorrerá no dia 21 de junho, nos períodos da manhã e da tarde, no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA). Para celebrar o legado do único escritor de língua portuguesa que conquistou o Prêmio Nobel de Literatura, o Prof. Dr. Adail Sobral (FURG), o Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas (FURG) e o Prof. Dr. José Luis Giovanoni Fornos (FURG) participam da mesa de abertura do evento, às 9h.

Na sequência, às 9h30, outro debate sobre o autor português complementa a programação. A conversa terá a presença do Prof. Dr. José Luis Giovanoni Fornos e contará com as participações do Prof. Dr. Carlos Nogueira (Universidade de Vigo) e da Profª. Dra. Tainara Quintana da Cunha (FURG). O período da tarde será destinado para comunicações sobre a obra de Saramago, às 14h, e um debate de encerramento, com o Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas (FURG), o Prof. Dr. Adail Sobral (FURG) e a Profª. Dra. Gabriela Farias da Silva (UFLA).

Na UFSM o encontro que celebra o centenário de Saramago será no dia 20/06 e, na PUCRS, do dia 22/06 ao dia 24/06, respectivamente. Todas as atividades serão presenciais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe34UhqAOKKUqUAUWQkHwKPp1yJspHBoPI64venam1OrVqRcg/viewform?usp=sf_link

Graduandos e pós-graduandos interessados em apresentar comunicações devem enviar resumos de até 10 linhas para o e-mail saramago100furg@gmail.com. Os trabalhos devem abarcar o tema “José Saramago”. Ouvintes receberão certificados de 6h.

O evento, intitulado José Saramago 100 anos: o inventor de bússolas, possui o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS) e da Fundação José Saramago.

Exposição

Outra atração da atividade será uma exposição sobre a vida e obra de Saramago,  no átrio do ILA. Organizada pela Fundação José Saramago, e cedida à FURG, “Voltar aos passos que foram dados”, é composta por 15 banners que remontam a trajetória do literato lusófono e estará disponível para a visitação do público no dia do evento.

Assessoria de Imprensa PPGL FURG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.