FURG inaugura novo espaço para empréstimo de bicicletas e redes no Centro de Convivência (CC)

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a partir da Diretoria de Assistência Estudantil (Dae) inaugurou, nesta terça-feira, 6, uma nova sala da Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU), localizada no Centro de Convivência (CC). Além do empréstimo de bicicletas e redes, o local foi pensado para aproximar a instituição dos serviços oferecidos pela FURG aos estudantes.

Pioneira entre as instituições brasileiras de ensino superior, desde 2010 a FURG disponibiliza bicicletas à comunidade universitária. O projeto Mobilidade Sustentável foi idealizado para reduzir distâncias e impactos ambientais, além de incentivar a prática de exercícios físicos. O redário da FURG foi inaugurado cinco anos depois, como forma de proporcionar qualidade de vida no ambiente acadêmico.

Em 2018, as duas iniciativas ganharam reforço. Ao todo, segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério, a FURG disponibilizará 80 redes para uso em dois quiosques, que ficam entre o CC e o Restaurante Universitário (RU) I. Oitenta bicicletas estão aptas para o empréstimo e deslocamento no interior do Campus Carreiros. Os campi em Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha também foram contemplados.

“Nós gostaríamos de ter um espaço mais próximo aos estudantes. E mais esse espaço para CBVU, no CC, servirá como uma integração dos alunos com todas as informações do que ocorre, de maneira geral, na Prae”, salientou a pró-reitora.

O horário de atendimento do CBVU ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h – sem fechar ao meio-dia. Para o empréstimo dos equipamentos, os estudantes devem apresentar um documento de identificação. Aluno do primeiro ano de Engenharia Mecânica, Vitor Rezende, foi um dos primeiros alunos a retirar uma rede. “Achei bem legal. Geralmente, temos horário vago entre uma aula e outra. Eu, por exemplo, sou de Pelotas e o dia a dia é cansativo”, disse.

Em 2018, a FURG recebeu 2,5 mil estudantes em todos os campi e na Unidade Saúde. Para a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, o espaço da CBVU no CC é mais uma demanda atendida que fortalecerá o acolhimento dos seus discentes. “O aluno terá, sim, um local específico para o empréstimo das bicicletas, das redes, mas é um espaço dentro da convivência do estudante, onde teremos a representação da Prae. É uma extensão da Prae. Nós analisamos a demanda e entendemos que seria muito positivo. É um espaço acolhedor e de novas atividades”, enfatizou.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Fotos: NTI FURG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.