FURG e HU/Ebserh recebem doação da empresa Yara Fertilizantes

Recursos vão qualificar laboratório e auxiliar na aquisição de EPI´s

A Superintendente do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), Sandra Brandão, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, e o diretor da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande (Faurg), Humberto Piccoli, assinaram convênio com a empresa Yara Brasil, que repassou R$ 150 mil para investimentos no combate à pandemia de covid-19.

O laboratório de Carga Viral do HU-FURG receberá parte dos recursos doados pela empresa Yara Fertilizantes e outra parte será utilizada na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), ampliando os estoques do HU-FURG.

Segundo a superintendente do Hospital Universitário, Sandra Brandão, com os recursos doados pela empresa, o HU-FURG/Ebserh poderá realizar o processamento de testes moleculares (RT-PCR) para Covid-19. Esse tipo de teste permite identificar a presença do vírus já nos primeiros dias da doença, o que auxilia no diagnóstico e tratamento. Inicialmente já foram adquiridos quatro mil testes, com recursos disponibilizados do fundo de contingência da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg).

Ainda conforme Sandra, com recursos da Ebserh e a parceria de empresas e instituições está sendo possível realizar obras, adquirir equipamentos e comprar materiais necessários para o combate à pandemia da Covid-19. “O HU-FURG/Ebserh está fazendo todo o necessário para qualificar sua infraestrutura e contratar novos profissionais, para fornecermos o melhor atendimento a nossa comunidade”, ressaltou a superintendente.

Para reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, essa doação representa o compromisso social da Empresa no combate à pandemia. Essa ação reforça que o grande desafio, como este vivido no momento, só será superado pela participação coletiva de toda a sociedade. Com a destinação dos recursos indo para o laboratório do HU-FURG/Ebserh estaremos qualificando a área da pesquisa, tão essencial neste momento, e também garantindo a segurança dos profissionais da saúde com o reforço do estoque de EPI´s.

De acordo com Lucas Elizalde, Gerente da Unidade da Yara Brasil em Rio Grande, “gostaríamos de sinalizar uma contribuição da Yara para o melhoramento da infraestrutura do nosso sistema de saúde, o qual está se preparando para o atendimento às vítimas de Covid-19 na cidade do Rio Grande. Recebemos pedidos de apoio por meio da direção do Hospital Universitário, pelos projetos de pesquisa, dentre outros que nos parecem excelentes iniciativas, contudo, entendemos que a destinação dos recursos deve ser feita pelos gestores dessa crise mediante análise de urgências e prioridades. A Yara Brasil está ao lado das pessoas, dos seus colaboradores, familiares e das comunidades que está inserida. Queremos fazer a nossa parte e lutar junto para que todos passem por esse período com menos danos possíveis”, finaliza Lucas.

 Assessoria de Comunicação Social do HU-FURG/Ebserh

Foto: Assessoria de Comunicação Social do HU-FURG/Ebserh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.