NotíciasRio Grande

Forças de segurança realizam novas operações de fiscalização no Canalete

Veja o Boletim Semanal de monitoramento das medidas de prevenção

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), em parceria com demais forças de segurança do Município, executou, neste final de semana, nova operação de fiscalização na região do Canalete da Avenida Major Carlos Pinto. Esse foi o terceiro final de semana seguido de atuação no local. O objetivo é inibir aglomerações e a perturbação do sossego na região. Participaram a Brigada Militar, a Guarda Municipal e agentes de trânsito.  

De acordo com a Secretaria, as operações desenvolvidas no Canalete atendem também a demanda de moradores do local, que vêm reclamando da crescente do movimento de pessoas e veículos que transitam com som em alto volume até a madrugada, principalmente aos finais de semana. Considerando as ações de sexta-feira, 13, e sábado, 14, cerca de 300 veículos foram abordados durante as atividades, que resultou em mais de 40 autuações, além de duas remoções ao depósito devido a irregularidades.  

Em ação paralela, fiscais da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas trabalharam na averiguação do cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19 em estabelecimentos na região, sendo observado, inclusive, o horário de encerramento das atividades.  Mesmo após o recebimento de denúncias, não foram constatadas irregularidades nestas datas.  

Apesar do trabalho realizado no local, as forças de segurança receberam inúmeras reclamações da comunidade a respeito das aglomerações e barulho no local. As equipes tomaram conhecimento que esse tipo de situação tem ocorrido após a saída dos órgãos de fiscalização dos pontos considerados mais críticos.   

Em virtude desse cenário, a Prefeitura do Rio Grande, em sua página no Facebook, divulgou um vídeo do Secretário Anderson Castro a respeito do tema. Veja, abaixo, um pouco do que disse o gestor.    

“[…]O que se viu hoje (madrugada de domingo), no Canalete da Major Carlos Pinto, a partir das 4h da manhã, após a saída dos órgãos que estavam em operação integrada, a Brigada Militar, a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito, foi inadmissível, e extrapolou qualquer relação de direitos e deveres dentro da sociedade. Aqueles jovens que estavam ali naqueles vídeos, naquela situação, poluindo o meio ambiente, perturbando o sossego alheio, fazendo festas no meio da rua, é algo totalmente inadmissível. Nós, amanhã (segunda), vamos buscar os órgãos de segurança para definirmos novas estratégias para reforçar a fiscalização nessa região e buscar coibir esse tipo de situação.    

Nós estivemos, neste fim de semana, já na terceira operação na região do canalete. […] Em nenhuma das anteriores havia o nível de bagunça e sujeira que vimos ontem. E isso nos leva a uma reação, nos leva a buscar junto aos demais órgãos que compõem o gabinete de gestão integrada no município uma discussão mais ampla de como resolver esse tipo de situação. O que nós não podemos é ter uma sociedade que só cobra os seus direitos, que só busca a sua diversão. E, muitas vezes, esses jovens esquecem que tem famílias que residem nesses locais, pessoas que precisam ter o seu descanso, e que não é o local adequado para fazer uma festa no meio da rua, com carro e som automotivo às 5h, 6h da manhã. É uma total falta de comprometimento com a vida em sociedade. E nós vamos deixar bem claro que essas pessoas, de uma forma ou de outra, vão entender que a vida em sociedade é feita de direitos e deveres, e nós vamos cobrar os deveres desses cidadãos. Confiem no trabalho, vamos buscar, de todas as formas, trazer uma tranquilidade novamente. E faremos de tudo que estiver na nossa alçada para a resolução desse problema. […]”  

Boletim de fiscalização semanal Covid-19

A Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) disponibilizou hoje, 16, informações sobre as ações de fiscalização que buscam garantir o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19 no Município. Os dados são referentes a semana de 9 a 15 de agosto. Neste período, o trabalho integrado desenvolvido pela Prefeitura e forças de segurança da cidade resultou em 161 ações de fiscalização. Destas, 64 foram queixas recebidas pelo disque-denúncia. Em 25 situações foram necessárias ações de orientação, e foram emitidas duas autuações. Outras 134 verificações foram consideradas como regulares.   

Além das ações no centro da cidade e em outros bairros, a Força-tarefa de Fiscalização atuou na sexta e no sábado no Cassino, com início das operações às 23h. Nessas noites foram realizadas atividades de monitoramento em mais de 50 estabelecimentos comerciais, especialmente nas Avenidas Rio Grande, Atlântica e Oswaldo Cruz, além das ruas Jaguarão e Cachoeira. Em três locais do Balneário, onde foram constatadas aglomerações, foram feitas orientações para a saída do público, processo que foi acompanhado pelos fiscais. Um estabelecimento foi autuado devido a presença de um grande número de pessoas após o horário permitido em decreto.   

As ações de fiscalização relacionadas à pandemia são desenvolvidas por uma Força-tarefa composta por fiscais da Vigilância Sanitária, fiscais de Obras e Posturas, fiscais do Procon, agentes de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. No total, 23 viaturas e 58 servidores estiveram envolvidos nas atividades da última semana.   

O disque-denúncia permanece sob responsabilidade da Fiscalização de Obras e Posturas da SMMAS, através do telefone (53) 3233-8463.  Nos sábados, domingos e feriados o atendimento é das 7h30min às 19h30min.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.