NotíciasRio Grande

FM Café terá programação diária em agosto

Programa volta a ser transmitido todos os dias ao vivo pelo Youtube

Na segunda-feira, 1º de agosto, o FM Café, tradicional programa da FURGFM, retorna com transmissões diárias, mantendo seu horário tradicional, das 13 às 14h, ao vivo  no canal da FURG na plataforma do Youtube, com apresentação das jornalistas Tammie Faria Sandri e Juliana Rodrigues, e com o auxílio na produção do estagiário de Jornalismo, José Bruno Bratti.

A jornalista e âncora do FM Café, Tammie Faria Sandri, destacou o que essas mudanças trouxeram: “A pandemia e a própria mudança de sede da Secom, exigiram uma adaptação para o formato online, que trouxe muitos ensinamentos e o contato mais direto com o público, a partir da interação nos comentários, demonstrando o quanto a proposta do FM Café segue viva e querida em diferentes plataformas: a tradicional rádio, o vídeo e a internet, seja pela transmissão ao vivo, reprise ou por podcast”. Segundo ela, a volta das edições diárias mostra “a força do programa, que se mantém como um porta-voz da universidade frente à temáticas importantes para a comunidade, promovendo a educação, a cultura e a cidadania”.

Ainda nesse sentido, a também jornalista e âncora do programa, Juliana Rodrigues  destacou essa importância comunitária do FM Café: “O FM Café historicamente é um programa pautado pelos acontecimentos da comunidade rio-grandina, e agora teremos mais edições para poder escoar as pautas locais e, continuando nesse formato online, estamos escoando também as pautas de São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar. Com isso, ampliando nossa atuação, estando efetivamente presente em todos os campi da Universidade”. Corroborando com essa ideia, o coordenador de Comunicação da Secom, Felipe Aguirre, diz que a volta diária possibilita “dar voz aos diversos projetos e ações que constituem a universidade todos os dias. E o formato diário do programa possibilita isso. Assim, nós da Secom, estamos muito felizes em poder fazer isso acontecer mais uma vez.”

Aniversário da FURG e a ligação com o FM Café

A volta diária coincide com o mês de aniversário da FURG, datado em 20 de agosto. São 53 anos trilhando caminhos, e desde a criação do FM Café, o programa atua  como um “GPS” ao divulgar as ações, conquistas, dificuldades, enfim, tudo que a Universidade faz para a comunidade interna e externa. Segundo o secretário de Comunicação da FURG, Law Tissot, o FM Café é “um dos programas mais queridos da nossa FURG FM, com uma atmosfera própria, onde jornalistas, comentaristas e convidados apresentam e discutem uma pauta ampla, que abrange o interesse da universidade e das comunidades onde estão os nossos campi”. Ele também lembra que fez parte dessas histórias contadas pelo programa: “Particularmente, sinto-me honrado – e emocionado – quando relembro que durante a minha graduação em Artes Visuais, em 2003, realizei  um estágio no programa RU Café. Foi naquele momento que eu comecei a construir a minha caminhada na Comunicação da FURG, sob a supervisão do saudoso jornalista Otto Bender e do professor Péricles Gonçalves”.

Pensando justamente no aniversário da FURG, a equipe do FM Café preparou um mês com pautas festivas trazendo a história da FURG, não só do campus carreiros, mas também, dos campi regionais. Nessa perspectiva, Law menciona o esforço de toda a equipe “Todos nós da Secom, em particular a equipe que atua diretamente no programa FM Café, planejou com muito carinho essa reestreia no mês de agosto, justamente para somar à celebração de aniversário da FURG”. Ele também destaca o trabalho dos novos colegas de Comunicação atuando diretamente nos campi de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da patrulha que “agora contribuem com a produção do programa”.

Sobre a programação, Tammie Faria Sandri traz detalhes de como foi feito o planejamento: “Buscamos guiar esse planejamento a partir da dinâmica de produção diária anterior à pandemia, mantendo uma antecedência segura das pautas e seguindo com os aspectos positivos do remoto, que são a possibilidade de ampliar as vozes das fontes e a perspectiva multicampi, além, é claro, de no mês de aniversário, priorizar temáticas voltadas às comemorações”. Ela também acrescenta que o retorno “é muito simbólico, pois o público poderá acessar conteúdos que ressaltam a história da instituição, a perspectiva multicampi e as atrações que estão sendo preparadas para celebrar os 53 anos da FURG, sem perder de vista informações importantes e atuais para a comunidade. É uma forma de sermos presença, para todos.”

Nova fase e o primeiro programa de agosto

Conforme Felipe Aguirre, a retomada em um novo formato marca o início de uma “nova fase” da atração e tem como objetivo “fazer com que o programa e as pautas abordadas nele cheguem a mais pessoas”. Para ele, o fato do programa estar no Youtube “traz um caráter mais acessível e aproxima a comunidade universitária dos assuntos tratados na instituição”. Também nesse contexto, Law Tissot explica que essa nova fase  faz parte do “momento que a Secom vive, com a ocupação do nosso prédio, integração dos núcleos de trabalho e planejamento estratégico que envolve, por exemplo, os métodos e ferramentas de comunicação digital, para atuar com eficiência nas redes sociais e nos dispotivos móveis”.

Ainda sem as condições técnicas para o reestabelecimento do sinal FM para toda a cidade do Rio Grande, o FM Café segue com a transmissão ao vivo pelo Youtube e realizado de maneira remota, no tradicional horário, de segunda a sexta, das 13h às 14h, e contará com reprises diárias, além do formato de podcasts na aba Comunicação-Podcasts e no Spotify. O primeiro programa de agosto na segunda-feira, 1º, traz os gestores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), reitor Danilo Giroldo e vice-reitor Renato Duro Dias, com as primeiras novidades sobre a programação do mês de aniversário da FURG.

Secom FURG

Foto: FURG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.