NotíciasRio Grande

Final de maio encerra pesquisa sobre cobertura vacinal em crianças nascidas em 2017 e 2018

Para melhorar os percentuais da vacinação em crianças nascidas em 2017 e 2018, o município do Rio Grande está inserido e tem contribuído com a pesquisa do Ministério da Saúde que pretende traçar estratégias a partir dos resultados desse levantamento. A pesquisa ocorre em vários estados e em algumas cidades brasileiras, entre as quais Rio Grande, e teve início em fevereiro deste ano. Até o final de maio, os pesquisadores pretendem identificar 450 crianças nessa faixa etária. Hoje faltam 190.

O coordenador da pesquisa em Rio Grande, Ernesto Saraiva acredita que o apoio dado pelas secretarias municipais de Saúde e Educação tem sido “extraordinário” para que o trabalho possa ser concluído dentro do prazo previsto. A pesquisa do Ministério é denominada “Inquérito de Cobertura Vacinal” e está coletando informações para estimar como está a cobertura em crianças nascidas em 2017 e 2018, no que se refere a uma série de vacinas para essa faixa etária.

Como muitas crianças mudaram de endereço, a busca passou a ser ainda mais ativa e a contar com o o apoio das secretarias de Educação e da Saúde, como forma de intensificar a identificação destas crianças. “A intermediação das secretarias municipais juntos aos pais das crianças para que possamos desenvolver o nosso trabalho tem sido fundamental e, com isso, acreditamos que vamos concluir o a pesquisa até o final do mês”, citou o coordenador.

ÚNICO MUNICÍPIO DO INTERIOR

Rio Grande é o único município do interior do Estado que participa desse estudo cujo objetivo é identificar a vacinação nessa faixa etária para as vacinas BCG, Hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavírus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, pneumococo conjugado 10 valente, Influenza, Hepatite A, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), varicela, reforço para DPT.

Os pesquisadores devem visitar cerca de 450 famílias da área urbana da cidade, farão entrevistas com os responsáveis pelas crianças e uma fotografia das carteiras de vacinação nas quais constam os registros de diversas vacinas. A pesquisa não tem relação com a Covid-19.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.