Fepam em Revista tem edição comemorativa aos 30 anos da instituição

Publicação apresenta textos que percorrem desde a criação da Fepam até a dinâmica dos dias atuais, com fotos e depoimentos

A edição da Fepam em Revista em homenagem à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foi lançada nesta quinta-feira (4/6), dia em que a instituição completa 30 anos. O arquivo já está disponível e pode ser acessado aqui.

A revista foi escrita por quem faz parte desta caminhada, servidores e ex-funcionários, e apresenta um compilado de textos que remontam a história da fundação. Em suas 107 páginas, o leitor encontra artigos que percorrem desde a criação da Fepam até a dinâmica dos dias atuais, ilustrados por fotos e depoimentos.

De acordo com a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, a publicação é mais do que um resgate histórico, é um documento capaz de preservar o passado, registrar o presente e projetar futuro. “Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, fomos desafiados a encontrar formatos e ferramentas alternativas de trabalho. A equipe da comissão editorial, assim como todos os servidores, não deixou a responsabilidade de lado, entregando um documento memorável que descreve nossa trajetória como órgão regulador que prioriza o equilíbrio entre desenvolvimento e proteção ambiental”, afirma.

Em suas páginas, é possível conhecer mais sobre as assessorias e departamentos que compõem a Fepam, como o Agrosilvipastoril (Dasp) – página 39, de Licenciamento e Controle (Decont) – página 44, de Fiscalização (DF) – página 52, de Gestão Descentralizada (DQD) – página 59 e de Qualidade Ambiental (DQA) – página 69 – e o detalhamento de suas funções, além de fatos marcantes e inusitados.

Fepam em Revista é uma produção interna, editada e organizada pela comissão editorial que conta com nove servidores. Este é o 13º exemplar publicado. Seu principal objetivo é estimular a documentação e a divulgação de informações da Fepam, como estudos e ações de gestão ambiental, contribuindo para a atualização e o fortalecimento do setor ambiental e o crescimento da consciência coletiva.

Conforme a coordenadora da comissão, Katia Helena Lipp Nissinen, 3 mil exemplares serão impressos e distribuídos gratuitamente aos colaboradores e órgãos parceiros em todo Brasil. “A Fepam em Revista ainda é indexada por instituições internacionais, aumentando sua visibilidade, importância e utilização”, comentou.

SECOM RS

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.