NotíciasRio Grande

Familiares contestam resposta da SMCAS de que não há caso positivo de Covid-19 em lar de idosos

Na noite desta quarta-feira (24), familiares de pacientes que residem em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), entraram em contato com o Rio Grande TEM. A situação ocorreu, após a negativa da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS) de que exista algum caso positivo de Covid-19, em uma ILPI – mesmo com o Boletim Epidemiológico da Vigilância em Saúde desta terça (23), confirmando um caso.

SMCAS nega contaminação por Covid-19 em Casa de Idosos

Entre os familiares, um deles, diz ser parente da senhora, de 70 anos, com comorbidades que estava em uma IPLI, conforme Boletim Epidemiológico desta terça (23), e agora encontra-se em isolamento domiciliar.

Segundo aponta o parente da idosa “ela morava na ILPI até o momento da sua internação, em 17/06, quando foi levada pela ambulância, de onde residia para o hospital. No hospital, depois de alguns exames, foi encaminhada diretamente para Ala Covid-19, por suspeita de contaminação pelo coronavírus”.

A respeito das medidas a serem tomadas ele informou que “Segundo informações do setor de epidemiologia municipal, após ela dar alta hospitalar, informaram que todos os idosos seriam testados na ILPI e que, mediante a negativa de recebimento por parte da ILPI da paciente, alegando não ter como mantê -la isolada, teríamos que ficar com ela em nossa casa, o que acabou acontecendo”.

Conforme aponta, a idosa de 70 anos, com comorbidades, teve alta, retornou para a residência da família e está em isolamento.

Outro caso é de um senhor, de 84 anos o Rio Grande TEM, recebeu a confirmação nesta sexta (26), através do familiar, que foi confirmado o resultado positivo para Covid-19 e residia na mesma ILPI da senhora de 70 anos. “Ele já tem um quadro de Alzheimer e estava internado antes porque precisou colocar uma sonda para alimentação, pois não estava conseguindo engolir mais. Daí domingo descobrimos sobre este caso positivo na casa e avisamos a enfermaria onde ele estava internado e aí já colocaram ele em isolamento e fizeram o teste, que ficará pronto só sexta-feira”.

Segundo o parente, ao saber no domingo sobre o resultado positivo para Covid-19 da senhora de 70 anos, que residia na mesma residência, eles comunicaram a Upa da Junção, onde o senhor havia consultado e informaram que a Upa repassaria o caso para a prefeitura.

“Ele internou dia 17/06 . Ele sairia do hospital no domingo, quando de manhã deste dia, recebemos a informação da própria responsável pela casa, que a senhora de 70 anos estava com Covid-19. Daí foi quando passaram ele para isolamento no hospital. Até domingo, não sabíamos de nada”.

Segundo o familiar a Vigilância Epidemiológica estava na Instituição na sexta (26) para testar os demais idosos.

A nossa Equipe tentou contato com a referida Instituição informada pelos familiares, mas não obteve retorno. Em respeito ao contraditório permanecemos no aguardo do posicionamento da Instituição.

Também tentamos contato, após manifestação dos familiares, com a SMCAS, através da Secretaria Adjunta, Arlete Costa, e não obtivemos retorno.

Anteriormente questionada, a SMCAS informou que não existe nenhum caso positivo para Covid-19 em ILPI em Rio Grande. Mas após os questionamentos diante das manifestações dos familiares, não obtivemos retorno.

Instituição não é registrada no Conselho Municipal do Idoso

A instituição mencionada pelos familiares não é registrada no Conselho Municipal do Idoso. A confirmação é do Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Everton Becker. “O referido lar de idosos, já foi convidado a se cadastrar no CMI, e devido ao covid não foi notificado ainda, porém todos os lares que abrem sem devidamente estar com a documentação em dia com o Conselho, serão notificados e denunciados a promotoria”.

*Matéria atualizada em 27/06/2020 às 17h para acréscimo de informações

Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.