EXAR-2017 Acontece de 9 a 16 de Dezembro: em Rio Grande Serviço será Realizado no 5º Distrito

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) consiste na atualização dos dados cadastrais de todos os militares da Reserva Remunerada (RM1) e da Reserva de 1ª e 2ª Classe (RM2), desligados do Serviço Ativo da Marinha nos últimos cinco anos, e acontece de 9 a 16 de dezembro, em todo Brasil. No EXAR de 2017 serão atendidos os Reservistas que atuaram no Serviço Ativo da Marinha nos anos de 2013 até 2017.

No Comando do 5º Distrito Naval esse serviço é realizado, em Rio Grande-RS, pela Assessoria de Recrutamento Distrital (ARD) como também pelas Organizações Militares de Apoio, no estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O interessado também poderá optar em realizar a atualização de dados pela Internet por meio do link https://www.mar.mil.br/com5dn/ .

Se o Reservista optar em se apresentar em algum local, não precisa ir até a Organização Militar (OM) onde prestou o Serviço Militar, poderá comparecer em qualquer OM das três Forças Armadas. Assim, os que não puderem comparecer à OM da Marinha mais próxima de sua residência, poderão apresentar-se em qualquer unidade do Exército ou da Força Aérea.

Caso o Reservista faça a atualização pela Internet e haja necessidade de fazer constar no Certificado de Reservista o “Visto” anual, ele deverá comparecer em uma Organização Militar portando o Certificado e o número de controle gerado pelo sistema, no link citado acima.

O EXAR tem como principais finalidades praticar o mecanismo de convocação, avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização e deixar a Reserva pronta e plenamente integrada para atender às necessidades do País em caso de mobilização.

Serviço no ARD

A Assessoria de Recrutamento Distrital do Comando do 5º Distrito Naval está localizada na rua Almirante Cerqueira e Souza, 197 e atende pelos telefones (53) 3233-6113 ou (53) 3233-6306.

Assessoria de Comunicação/5º Distrito Naval

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.