NotíciasRio Grande do Sul

Estado recebe os 230 monitores comprados para leitos de UTI

Parte dos recursos para a compra veio do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público Estadual (MPE)

Dentro do processo de compras por pregão eletrônico, a Secretaria da Saúde (SES) recebeu nesta segunda-feira (21/9) 230 monitores para leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI adulto). Os equipamentos serão enviados a hospitais que atendem pacientes de Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na semana passada, chegaram os 230 respiradores que fazem parte do conjunto de equipamentos adquiridos.

Uma parte desses aparelhos – pagos com verbas do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público Estadual (MPE) –, foi entregue diretamente a quatro hospitais. São 30 monitores para as mesmas instituições hospitalares que já receberam respiradores.

Na região da Fronteira, o hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul, foi contemplado com cinco monitores e a Santa Casa de Uruguaiana, com 10. Na região Missioneira, a Associação Hospitalar de Santo Ângelo com cinco monitores e na região da Serra, o Hospital São Carlos, de Farroupilha, com 10 monitores.

No setor de suprimentos da SES, em Porto Alegre, ficarão os 200 monitores que foram comprados com recursos para combate à Covid-19 e também serão utilizados para substituir equipamentos que historicamente são locados para as UTIs no Rio Grande do Sul. O destino será definido conforme as necessidades da rede hospitalar.

O edital do processo de compra desses itens foi lançado em junho deste ano no site da Subsecretaria Central de Licitações (Celic). A compra foi finalizada por de R$ 17,06 milhões, inferior ao valor de referência que constava no edital, gerando economia de R$ 5 milhões ao Tesouro do Estado.

Ascom SES RS

Foto: Neusa Jerusalém/Ascom SES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.