Estado planeja nova leva de envio de materiais de proteção nesta semana

Secretária da Saúde, Arita Bergmann e governador Leite destacaram as ações para frear o avanço da pandemia

O governo do Estado distribuirá, ainda nesta semana, uma nova leva de materiais e equipamentos de proteção a hospitais e a municípios gaúchos. Em transmissão ao vivo pela internet nesta quarta-feira (8/4), o governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, atualizaram o número de materiais que já foram repassados e a previsão de novas aquisições.

Até o momento, o Estado distribuiu 525 mil máscaras, 459 mil luvas, 19 mil aventais, 3 mil sapatilhas (propés), 11 mil toucas e 1,7 mil óculos de proteção. Agora serão enviados 273 mil máscaras, 536 mil luvas, cerca de 5 mil sapatilhas, 470 mil toucas e mais de mil óculos de proteção. O Estado ainda planeja vai adquirir mais 1 milhão de máscaras.

“Não aceitaremos perdas de vidas por falta de atendimento. Então, teremos um estoque regulador”, disse o governador. O Estado comprará um estoque extra de equipamentos de proteção individual para abastecer os hospitais que, por ventura, registrem dificuldades na aquisição.

A secretária Arita também explicou que o Ministério da Saúde deu uma orientação que permite a transformação de espaços físicos de hospitais que já estão preparados, mas ainda não receberam equipamentos, em UTIs provisórias por 90 dias. Serão utilizados leitos da área de recuperação e carrinhos de anestesia, garantindo, assim, o preparo da rede hospitalar para retaguarda.

SECOM RS

Foto: Frame de imagem

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.