Notícias

Estado e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estudam novas parcerias na área da Saúde

Secretária Arita (D), ao lado do governador, destacou para a presidente da Fiocruz, Nísia Lima, que a parceria é muito bem-vinda

O governador Eduardo Leite recebeu, na manhã desta terça-feira (23/4), a visita institucional da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima.

A intenção da visita foi expor a proposta de reforçar laços e parcerias entre a fundação e o Estado, como o acordo técnico que implementou a Rede Saúde Humana, Animal e de Ecossistemas. Firmado em abril de 2014, vence neste mês de abril, mas será reformulado e renovado, sob o comando da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Nísia reforçou que o trabalho do instituto vai além da produção de vacinas, pelo qual é mais reconhecido. A Fiocruz atua, também, no âmbito da pesquisa e da formação de recursos humanos.

Em relação aos recursos humanos, a fundação e o RS estudam uma parceria, por meio da Escola de Saúde Pública, para treinar profissionais da saúde. “Em um momento de crise financeira, essa parceria, que não traz custos ao Estado, é muito bem-vinda”, afirmou a secretária Arita.

O governador Eduardo Leite reiterou a intenção de firmar essas parcerias, reconhecendo a importância da Fiocruz. “Estamos alinhados, principalmente, a uma das propostas da fundação: a de fortalecer a atenção primária em saúde”, acrescentou.

Na visita, Nísia convidou o governador para comparecer à cerimônia de aniversário da Fiocruz e de posse da comissão de honra dos 120 anos da fundação, no dia 31 de maio, no Rio de Janeiro.

Nísia esteve acompanhada por Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, por Joyce Schramm e Paulo Teixeira, ambos da Rede Saúde Humana, Animal e Ecossistema, e por Inês Fernandes, assessora da presidência da Fiocruz.

SECOM RS

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.