NotíciasRio Grande do Sul

Estado apresenta programa Rede Praia Acessível em reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Presidente da Faders, Marquinho Lang (D) representou o governo no encontro

O governo do Estado, por meio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders), participou da reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) nesta quarta-feira (10/4), em Brasília. A Faders, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, foi representada por seu presidente Marquinho Lang, que apresentou o programa Rede Praia Acessível.

No encontro, Lang destacou a importância da inclusão social e da acessibilidade nas praias a fim de garantir segurança para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “O Rede Praia Acessível não é apenas um projeto, é um movimento pela quebra de barreiras, sejam elas físicas, sociais ou atitudinais, assegurando que o direito ao lazer seja uma realidade para todos”, afirmou.

O presidente lembrou que o programa se alinha às diretrizes nacionais e internacionais de direitos humanos e acessibilidade, reafirmando o papel da Faders na promoção da inclusão social e no cumprimento da legislação vigente, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Rede Praia Acessível, que neste ano passou a contar com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, esteve presente em 21 guaritas consideradas acessíveis e contabilizou 719 banhos assistidos em praias, balneários, rios, lagos e piscinas, contemplando veranistas de mais de 76 municípios.

Ascom Faders

Foto: Divulgação

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.