NotíciasRio Grande

Estação meteorológica opera na sede da Secretaria do Meio Ambiente

Uma estação meteorológica automática de monitoramento da qualidade do ar foi instalada na Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), por meio de uma parceria com o Laboratório de Meteorologia e Qualidade do Ar da UFRGS, Justiça Federal do Rio Grande e Portos RS. A estação está hospedada no pátio do prédio da Justiça Federal do Rio Grande, onde encontram-se as novas dependências da SMMA. O aparelho está sendo utilizado para medições em superfície e é composto por um sensor para medições meteorológicas e de qualidade do ar.

O sensor Air Quality Transmitter AQT400 realiza medições dos gases NO2, NO, CO, O3, SO2 e H2S, além de material particulado com 2.5 e 10. Já o sensor meteorológico é responsável por realizar medições das variáveis pressão atmosférica, temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade relativa do ar, radiação solar e precipitação. Ambos têm suas medidas a cada cinco minutos, as quais são transmitidas a partir de sinal de telefonia móvel por um MOG (Multi-Observation Gateway) para um site de acesso, onde é possível acessar as medições em tempo real.

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Fruet comenta que a instalação desta estação, somada as outras duas estações de monitoramento já instaladas no município, uma na área dos Portos/RS e outra no Distrito Industrial, configuram uma malha amostral que trará segurança para o monitoramento da qualidade do ar na cidade do Rio Grande.

Com os dados gerados, permitirá aos órgãos de controle ter uma avaliação robusta e adequada para subsidiar as tomadas de decisões sobre licenciamento de novos empreendimentos, bem como para a definição de ações de mitigação.” Além disso, o secretário ressalta que este assunto já vinha sendo tratado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e, portanto, atende a um anseio da comunidade rio-grandina e faz com que o município dê cumprimento e atenção ao artigo 6º da Resolução Conama n.491”.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.