Escola de Música da Ospa anuncia masterclasses gratuitas on-line

Inscrições para o processo de seleção podem ser feitas de 19 a 30 de abril pelo site da orquestra

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) tem boas notícias para quem busca aprimorar habilidades com instrumentos musicais. Na próxima segunda-feira (19/4) serão abertas as inscrições para oito masterclasses gratuitas on-line que ocorrem de 31 de maio até dezembro. Ao todo, 40 vagas serão oferecidas nas seguintes modalidades: viola de arco, contrabaixo acústico tocado com arco, flauta transversal, oboé, fagote, trompa, tuba e eufônio e caixa clara e ritmo.

As aulas, com duração de duas horas e frequência quinzenal, serão ministradas pelos professores da escola, que também são músicos da Ospa. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter no mínimo 14 anos, possuir o instrumento pertinente à vaga e conhecimento musical prévio, além de estar comprovadamente matriculado no ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio. O processo de seleção inclui o envio de um vídeo no qual o candidato executa uma obra de livre escolha.

Sob coordenação de Diego Grendene de Souza, a Escola da Ospa deu início ao seu ano letivo em 8 de março, oferecendo aulas e palestras on-line com músicos renomados. “A modalidade on-line está sendo adotada em função da pandemia, mas também pode ser uma maneira de, no futuro, a escola ampliar seu atendimento para alunos que não moram na região metropolitana de Porto Alegre”, explica Grendene.

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudou na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a escola atende em torno de 200 alunos com idades a partir de oito anos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, como a Ospa Jovem, regida por Arthur Barbosa, a Banda Sinfônica da Escola da Ospa, regida por Wilthon Matos, e o Coro Jovem, regido por Cosmas Grieneisen.

A escola mantém projetos de inserção social como o Escola da OSPA na Comunidade, que leva recitais de alunos a lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e projetos que promovem apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado e no Instituto Goethe.

A Escola da Ospa é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Secretaria da Cultura. A Fospa é presidida por Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.

SERVIÇO

Escola de Música da Ospa – Seleção de novos alunos para masterclasses on-line

• Inscrições, matrículas e aulas gratuitas
• Período de inscrições: DAS 12h de 19 de abril até as 18h de 30 de abril pelo formulário disponível em bit.ly/escolaospa_masterclass2021
• Período de aulas: de 31 de maio até o fim do ano letivo, em dezembro
• Edital disponível em ospa.org.br/educacao/escola-de-musica
• Mais informações: escolademusica.ospa@gmail.com

Ascom Ospa

Foto: Mariana Moraes/Divulgação Ospa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.