Escola de Enfermagem lança material educativo sobre coronavírus voltado ao público infantil

Disponível online, “Nosso Final Feliz” foi idealizado pela professora Aline Pintanel e ganhará edição física

Promover uma leitura fácil, participativa e sensível entre crianças e adultos sobre o coronavírus, trabalhando com informações confiáveis. Este é o objetivo principal de “Nosso Final Feliz”, cartilha recém-lançada pela professora Aline Pintanel, da Escola de Enfermagem da FURG. A obra caiu nas graças do público e vem circulando pelas redes sociais com grande número de compartilhamentos.

A ideia para o material, conta a autora, nasceu da inquietação de um grupo de WhatsApp de pais e responsáveis da escola de sua filha com relação à dificuldade de explicar para as crianças a necessidade de se manter em isolamento social. Antes de dar início à criação, ela pensou em todos os noticiários a que assistia e percebeu que a maioria deles era destinada a adultos. Por notar a carência de sensibilidade da mídia em dirigir uma explicação simples e lúdica ao público infantil, a professora Aline arquitetou um material que focasse na prevenção e nos cuidados referentes à pandemia. “Busquei com o ‘Nosso Final Feliz’ abrir espaço para a esperança infantil de um desfecho ideal para todos. Tomei o cuidado para que essa produção alertasse as crianças quanto à postura a ser adotada frente à pandemia, mas que também não causasse pavor caso houvesse contaminação de um parente ou conhecido próximo”, observa.

Assim, o material enfoca a importância da higiene e do distanciamento social, dando também sugestões de atividades para a criançada preencher o tempo durante a quarentena.

A cartilha foi se espalhando por outros grupos e redes sociais, e professores de diferentes escolas já a adotam como apoio para esclarecimentos dos “porquês” da situação atual. O compartilhamento inicial se deu somente online, mas logo será transformado em material didático impresso por uma editora paulista, antecipa a professora.

Doutora em Enfermagem pela FURG, Aline Pintanel é especialista em Pediatria e Neonatologia, professora de Saúde da Criança e Adolescente e é também membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente (Gepesca). Costuma criar cartilhas destinadas a mães de crianças hospitalizadas, além de produzir folhetos explicativos acerca de diferentes patologias e problemas de saúde que afetam os pequenos.

O material educativo “Nosso Final Feliz” pode ser conferido na íntegra abaixo.

→ Nosso Final Feliz

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.