NotíciasRio Grande

Equipe da Santa Casa faz retirada de tumor e procedimento de reconstrução facial de alta complexidade

A equipe cirúrgica da especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco Facial do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, chefiada pela Dra. Margareth Almeida, foi responsável por uma reconstrução de mandíbula após retirada de tumor ameloblástico com alta performance cirúrgica e preservação completa da estética facial do paciente.

A cirurgia ocorreu na tarde de sexta-feira, 29, no bloco cirúrgico do Hospital Geral e foi procedida pelo cirurgião principal Dr. Angelo Ozelame em conjunto com a cirurgiã, Dra. Margareth Almeida e o anestesiologista, Dr. Luiz Meirelles (CRM 10026 – RS) e equipe de enfermagem.

Considerado um procedimento de reconstrução facial de alta complexidade, a escolha de fazê-lo partiu de uma análise da potencialidade maligna do tumor encontrado.

No quadro abordado, o paciente, consideravelmente jovem, não havia demais comorbidades, desta forma, além de garantir a exérese completa e segura do tumor, levou-se em consideração a recuperação rápida e a inexistência de cicatrizes perceptíveis, sendo uma estratégia humanizada de preservação de toda a estética e simetria facial.

Para que fosse possível realizá-la na Santa Casa do Rio Grande, além da importante e elevada capacidade técnica da equipe, foi necessária a utilização de materiais de ponta, como as barras de reconstrução de titânio estilo Lock (bloqueadas), de enxerto ósseo bovino e de ultrassom cirúrgico, este a fim de garantir com que apenas os tecidos ósseos fossem seccionados sem qualquer danos aos plexos neurais mandibulares ou ao tecido tumoral além de um corte ósseo fino e preciso.

Foi feita a remoção tumoral e toda cavidade remanescente foi preenchida com um enxerto ósseo bovino, encomendado do Banco de Ossos. Todo o bloco externo removido ao início também foi aproveitado e re-fixado junto às placas, sendo o enxerto selado ao final com colas de fibrinas.

Toda a cirurgia, fixação, osteotomias e enxertos foram realizadas pelo interior da boca do paciente sem deixar nenhuma cicatriz. Os plexos nervosos foram mantidos, o tumor enviado para análise anatomopatológica e os elementos dentários extraídos serão restabelecidos com acompanhamento junto a um cirurgião dentista.

“Ficamos extremamente satisfeitos com o sucesso da cirurgia, mas principalmente pela recuperação e bem-estar do paciente. A exérese de tumores de face geram uma morbidade e sofrimento de origem psico-social imensa, além de todos os processos fisiológicos… desta forma, sempre buscamos nos superar nos procedimentos hospitalares, buscando oferecer os melhores tratamentos para toda região. Estamos com a sensação de dever cumprido”, comentam os cirurgiões Angelo e Margareth.

CONHEÇA O SERVIÇO DE CIRURGIA BUCO FACIAL DO COMPLEXO SANTA CASA DO RIO GRANDE

Referência para os 22 municípios da Zona Sul, a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é voltada aos procedimentos realizados na boca e na face. Dentre os serviços prestados estão a assistência em traumas, lesões, retirada de tumores benignos, cistos, extrações dentárias complexas, degeneração da articulação mandibular, bem como forte vocação às reconstruções faciais.

Com plantão 24h e ambulatório próprio junto ao Hospital, o serviço atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares e conta com uma equipe composta pela Dra. Margareth Almeida (CRO – 5.817), Dra. Gizelle Ozelame (CRO – 20.819), Dr. Angelo Ozelame (CRO – 19.624) e Dr.Tiago Almeida (CRO – 15.381).

Assessoria de Comunicação Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande

Foto: Divulgação/Santa Casa do Rio Grande

One thought on “Equipe da Santa Casa faz retirada de tumor e procedimento de reconstrução facial de alta complexidade

  • Pâmela

    Boa tarde arranquei o siso poderem o dentista deixo rifa a raiz ele só tirou a coroa no início estava tudo inchado mandava para ver a raiz e doía muito tocar nem pensar agora desinchou gostaria de tirar a raiz com faço pois a anestesia local quase não tem efeito .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.