Educação na Fenadoce: estande do IFSul atrai os visitantes

Além de cultura, reencontros e doces, a 28ª Fenadoce também conta com espaços voltados para a educação. No estande do Instituto Federal Sul Rio-grandense – Campus Visconde da Graça os alunos apresentam projetos que conscientizam e atraem a atenção dos visitantes para o que está sendo feito na rotina dos estudantes e pode ser aplicado na vida da população.

O estande busca apresentar trabalhos inovadores dos alunos que manifestam interesse em participar na Fenadoce. Os alunos do curso de Eletromecânica, com uma parceria da Fiat, cortaram um motor de carro ao meio e o colocaram a funcionar por meio de uma tecnologia criada por eles para mostrar ao público como a peça funciona por dentro. Já os alunos do Curso de Engenharia Química, criaram um projeto voltado para pessoas que utilizam a água por meio de poços artesianos.

Leonardo Dias, 26 anos, explicou que o projeto visa conscientizar principalmente as pessoas que moram em zonas rurais, pois eles podem consumir uma água de qualidade, baixo custo, sem precisar cavar a bolsa muito mais fundo ou investir uma grande quantia para isso.

“O pessoal que mora na zona rural não têm conhecimento de onde está localizado o seu poço artesiano, então acaba às vezes consumindo uma água que não é de uma qualidade propicia. Às vezes, os poços estão localizados perto de cemitérios, animais e até perto de plantações onde há agrotóxicos, e isso acaba contaminando os lençóis freáticos e indo direto para o poços desses moradores.” explica Leonardo.

O projeto é feito por alunos do curso juntamente com o IFSUL, que disponibilizou folders com informações de como criar um sistema para tirar a impureza da água, além das informações passadas por Leonardo durante a visita ao espaço.

Assessoria de Comunicação Fenadoce

Foto: Alair Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.