NotíciasRio Grande

Doulas iniciam atuação no HU-Furg

Curso com atividades práticas de formação de doulas é pioneiro no RS

Em complemento a outras iniciativas, visando o parto humanizado, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a partir desta segunda-feira (19/09), passa a receber doulas para atuação em seu Centro Obstétrico e Maternidade. Dessa forma, além do acompanhante, a parturiente também terá direito a presença de uma doula durante o trabalho de parto, parto e pós-parto.

Para viabilizar a atuação das doulas voluntárias e autônomas, o HU-Furg, juntamente com a Escola de Enfermagem da Furg (EEnf) e a Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), de forma pioneira no Estado, criou o Curso de Formação de Doulas, que possui carga-horária de 120 horas contando com parte teórica (48h) e prática (72h). Serão 10 módulos, com duração de 12 meses, incluindo encontros presenciais mensais, atividades à distância e estágio no Centro Obstétrico do Hospital.

Com o certificado de conclusão do curso, a doula comunitária, que prestará atendimento voluntário, terá autorização para atuar no HU-Furg. Já as doulas autônomas, que atuam profissionalmente e já possuem treinamento anterior, terão acesso ao HU-Furg após cadastro e participar do primeiro módulo do curso, em que são apresentadas informações de funcionamento do HU-Furg. O primeiro módulo do curso foi realizado no início de setembro e contou com a participação de 49 pessoas, sendo 9 doulas autônomas que já estão habilitadas para atuar no Hospital.

Conforme a chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HU-Furg, Tânia Fonseca, as diretrizes e recomendações derivadas da Política Nacional de Humanização (PNH) preconizam a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como o direito das crianças ao nascimento seguro, ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. “Nesse sentido as doulas serão multiplicadoras do conhecimento para sua comunidade, podendo atuar de forma voluntária no Centro Obstétrico do Hospital, auxiliando no protagonismo da mulher na gestação e no próprio parto, bem como, na valorização do parto normal”, ressaltou a médica ginecologista e obstetra.

Para atuar no HU-Furg, a candidata precisa preencher o Cadastro de Doulas, disponível no site do Hospital: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/hu-furg/saude/doulas/doulas. No link, além da candidata preencher seus dados, também há orientações para o envio da documentação necessária.

Doula

A palavra doula tem origem grega e se traduz por “mulher que serve”, o que explica a função de ajudar grávidas na gestação, no parto e também após o nascimento do bebê. Apesar de não serem médicas ou enfermeiras, essas profissionais estão autorizadas a estar por perto desde o momento em que a mulher entra no hospital até os primeiros dias do bebê. Além disso, a doula tem o importante papel de apoiar, encorajar, oferecer conforto e dar suporte emocional à gestante.

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.