NotíciasRio Grande do Sul

Diário Popular de Pelotas se torna relevante interesse cultural do Estado

Sanção da lei ocorreu por meio de videoconferência, com a participação da direção do jornal, secretários de Estado e deputados

O governo do Estado presenteou de maneira especial o Diário Popular de Pelotas pelos seus 130 anos, celebrados nesta quinta-feira (27/8). O governador Eduardo Leite sancionou lei que declara o jornal como relevante interesse cultural do Estado. A lei será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

“É uma grande façanha, para um periódico, atravessar todo esse tempo, mesmo com tantas alterações nas formas de comunicar. O povo já fez esse reconhecimento. Não fosse assim pensado pelo povo, não teria alcançado esses 130 anos. Além desse reconhecimento cotidiano dos leitores, entre os quais me incluo, é importante ter esse reconhecimento formal”, detalhou o governador.

De autoria do deputado estadual Luiz Henrique Viana, o projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa na semana passada. O Diário Popular de Pelotas, um dos três periódicos mais antigos do Rio Grande do Sul com circulação ininterrupta, é também um dos dez jornais mais antigos do Brasil. É o principal veículo de comunicação da zona Sul do Estado.

“Trata-se de um jornal que eu diria que é patrimônio do Rio Grande do Sul. Nesse período de existência, que passa por três séculos, com certeza não há um fato relevante que não tenha passado pelas páginas do Diário Popular. Esse reconhecimento tem uma importância muito grande, especialmente nesta época que vivemos de tanta fake news”, disse o deputado Viana.

O ato de sanção, que ocorreu por meio de videoconferência, contou com a participação dos secretários Otomar Vivian (Casa Civil), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Tânia Moreira (Comunicação), Beatriz Araujo (Cultura), Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios) e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Além da equipe do Executivo, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, a diretora do Diário Popular, Virginia Fetter, o gerente comercial Rogério Caldellas e o editor-chefe Jarbas Tomaschewski estiveram na reunião. O presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul, Eládio Vieira da Cunha, o deputado federal Daniel Trzeciak e os deputados estaduais Frederico Antunes e Fernando Marroni também marcaram presença.

SECOM RS

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.