Dia D: 6.542 idosos vacinados contra a covid-19 em Rio Grande

De acordo com a Secretária de Saúde do Município do Rio Grande, Zelionara Branco, 6.542 doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas no Dia D da Vacinação. A ação ocorreu nesta quarta (31) destinada a idosos com 65 anos ou mais e a programação era das 8h30 às 16h em 35 Unidades Básicas de Saúde da Família e das 9h às 16h na Escola Wanda Rocha no Balneário Cassino, na Escola Porto Seguro no Bairro Parque Marinha e no Ipiranga Atlético Clube (IAC), no centro da cidade.

A expectativa que era de imunizar 5.350 idosos, conforme quantitativo recebido pelo Governo do Estado, para o público de 65 a 69 anos de idade, foi superada. Durante a manhã, já era possível encontrar locais sem a disponibilização de vacinas.

É o caso do Posto IV, localizado na rua Major Carlos Pinto, que por volta das 7h não possuía mais doses. Para conseguirem se vacinar, muitos idosos se deslocaram para a Unidade mais próxima, Rita Lobato, na rua Apelles Porto Alegre, que por volta das 10h também já havia esgotado as vacinas da covid-19.

Às 13h30 a UBSF da São Miguel Dr. Vicente Mariano Pias, localizada na rua João de Magalhães, ainda possuía doses.

A estimativa, conforme a representante da pasta, é que ainda há cerca de 1.300 pessoas dessa faixa etária, acima de 65 anos de idade, que precisarão ser vacinadas. “Há um número de 1.000 pessoas que não conseguiram dose hoje. É o que estimamos pelo número que as equipes passaram das pessoas que ficaram com cadastro anotado na Unidade, e mais um percentual de pessoas que podem não ter nem procurado a Unidade hoje pra se vacinar. Por isso acreditamos que precisaremos de 1.300 doses pra completar a faixa etária, e nesse momento, não temos as doses disponíveis”.

Aos que não conseguiram se vacinar, por falta de doses ou por que não puderam comparecer nesta data, a orientação da Secretária Municipal de Saúde, Zelionara Branco, é aguardar a chegada de uma nova remessa de vacinas. Existe a sinalização do Ministério da Saúde para o envio de 500 mil doses ao Rio Grande do Sul, no entanto, a Secretaria de Saúde do Estado, ainda não confirmou previsão de recebimento.

As vacinas ainda disponíveis no município do Rio Grande estão todas programadas para aplicação da 2ª dose em idosos. Por essa razão, a recomendação para o público de 65 anos ou mais que não conseguiu se vacinar, é não comparecer às Unidades de Saúde até que se confirme uma próxima data de recebimento de doses e vacinação.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Julieta Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.