NotíciasRio Grande

Defesa Civil do Rio Grande e Coordenadoria Regional da Defesa Civil no Extremo Sul trabalham em conjunto para a liberação de recursos ao município

No final da tarde da quinta-feira (20), o coordenador regional da Defesa Civil no Extremo Sul, tenente-coronel Márcio André Facin, esteve reunido com as equipes da Defesa Civil do município com a finalidade de prestar apoio ao órgão local no envio, via sistema, das informações sobre os estragos causados pela passagem do ciclone por Rio Grande. A reunião aconteceu na Sala de Situações do órgão de proteção municipal, situada na Rua Almirante Barroso, Centro.

As equipes da Defesa Civil estão trabalhando em regime de plantão na consignação dos dados a respeito dos danos causados pela passagem do ciclone junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A plataforma da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – entre outros serviços, permite às entidades da federação em situação de emergência (estaduais e municipais), a solicitação do reconhecimento federal para o envio de recursos destinados à contenção de danos.

O ordenador da Defesa Civil de Rio Grande e chefe de Gabinete do vice-prefeito, Rudimar Machado, explica que a alimentação das informações junto ao sistema envolve a comunicação –  além do detalhamento das avarias causadas – de dados relativos a georreferenciamento e geolocalização de todas as moradias do município afetadas em sua estrutura pela passagem do ciclone.

A inserção dos dados na plataforma tem sido prejudicada pela instabilidade da internet e luz, problema que ainda persiste em determinados pontos do município. Apesar da dificuldade, Machado acredita que até o final da tarde desta sexta-feira (21) já tenha sido possível a inserção e envio de todas as informações necessárias ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. As mesmas informações serão enviadas também ao governo estadual para sua, também, homologação, assim como pelo governo federal.

Durante a participação na reunião integrada das secretarias municipais realizada pela Defesa Civil Municipal, o coordenador da Defesa Civil no Extremo Sul colocou o órgão estadual à inteira disposição das equipes locais. “Nosso apoio às defesas civis locais é uma determinação do governo estadual para que estejamos junto dos municípios prestando apoio e colaboração com o objetivo de que tudo seja restabelecido o mais breve possível para a comunidade. Por isso estamos colocando à disposição de Rio Grande os nossos agentes estaduais para colaborar”, enfatizou.

Com a homologação da situação de emergência e a liberação de recursos, a expectativa da Prefeitura Municipal é pela aquisição de itens dentre telhas, lonas, cobertores e alimentos, seguindo os critérios da verba que deve ser enviada com determinação específica para o seu uso.

Campanha para doações alimentos

Enquanto isso, a Prefeitura Municipal segue em curso com a campanha Mobiliza Rio Grande. Nesta sexta-feira, equipes da Defesa Civil, com apoio das secretarias municipais, estão percorrendo as regiões das ilhas, realizando a distribuição de cestas básicas às famílias. A necessidade, no momento, é pela doação específica de alimentos e telhas 4 mm para distribuição aos que tiveram as casas destelhadas.

Em parceria com o Banco de Alimentos, a administração municipal já conseguiu arrecadar 2,5 toneladas de alimentos, fruto da mobilização da comunidade rio-grandina. A população que puder também pode doar através de valores financeiros. O Banco de Alimentos colocou a chave Pix da instituição para receber este tipo de contribuição. O pix é o CNPJ da organização: 10932667000186.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.