CREAS Flor de Lótus promove roda de conversa sobre “Gestação, Parto e Violência”

A Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), por meio do Projeto “Entre Elas” do CREAS Flor de Lótus, realizará na próxima quinta-feira (26) uma roda de conversa sobre o tema “Gestação, Parto e Violência”, das 15h às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. O evento busca trazer informações e prevenção para as mulheres que vivenciaram casos de violência obstétrica, dando seguimento às discussões que foram iniciadas durante o “Março Lilás”.

Para abordar o tema, a roda de conversa será conduzida pela psicóloga, Michele Avila Branco, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e autora da dissertação de mestrado intitulada “Práticas associadas à violência obstétrica no parto vaginal: estudo de base populacional do extremo sul do Brasil”, e pela Profª Drª Kelley B. Duarte (ILA/FURG), professora adjunta da FURG, doutora em Estudos Culturais pela UFRG e coordenadora do projeto de extensão universitária (FURG/SigProj) “Biografias do trauma: um olhar literário e interdisciplinar para a experiência da violência obstétrica”.

O CREAS é uma unidade pública estatal que tem por propósito ofertar o trabalho psicossocial a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos que demandam intervenções especializadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Manifestações da Violência Obstétrica

A violência obstétrica é qualquer ato ofensivo, humilhante e agressivo, de violência física ou verbal, contra a mulher gestante, em situação de parto, pós-parto e abortamento. Elas costumam acontecer em instituições de saúde e em locais que deveriam dar assistência e amparo, tendo como autores profissionais e/ou funcionários desse local. Entre as consequências para quem sofre este tipo de violência estão possíveis sequelas físicas, psicológicas e até mesmo o óbito fetal e/ou materno.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto/Arte/Capa: Joanna Vaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.