Conselho de Proteção e Defesa Civil reúne-se para tratar do Plano de Contingência

O vice-prefeito de Rio Grande, Paulo Renato Mattos Gomes, coordenador da Defesa Civil no município, conduziu a reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizada nesta quinta-feira(6), na Sala de Reuniões da Prefeitura. Durante o encontro que teve a participação dos representantes do 5º Distrito Naval, 3º Batalhão de Bombeiros Militar, 6º Batalhão de Polícia Militar, Justiça federal e secretarias operacionais do município, houve nova discussão sobre a atualização do Plano de Contingência.

O Plano é um documento que registra o planejamento elaborado, a partir da percepção e análise de um ou mais cenários de risco de desastres naturais ou incidentes tecnológicos, bem como estabelece procedimentos para ações de monitoramento, acompanhamento das ameaças, alerta, socorro, assistência as vítimas e reestabelecimento de serviços essências.

Paulo Renato, que também preside o Conselho, disse que é fundamental a integração de todos os órgãos, pois “o município sempre busca melhorar a capacidade de resposta e atendimento às demandas da comunidade”. De acordo com ele, “temos investido em equipamentos, prevendo novas capacitações, mas, principalmente, trabalhando na prevenção, com campanhas”.

A atualização do Plano de Contingência está sendo construída pelos órgãos que atuam na Defesa Civil e compõem o Conselho Municipal. Estão sendo repassadas informações referentes a recursos humanos e equipamentos a serem empregados frente a momentos de crise, bem como são recebidas sugestões encaminhadas pelos próprios conselheiros.

O vice-prefeito citou, por exemplo, a campanha que vai ser lançada, ainda nesse mês, em relação a marquises e fachadas. Ele se mostra preocupado com esse tema e argumenta que “é preciso alertar e chamar atenção quanto as condições e possíveis riscos a população dessas estruturas”.

Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.