Comitê de Monitoramento do Coronavírus da FURG indica a manutenção da suspensão das atividades presenciais

Avaliações quinzenais ocorrerão considerando o estágio da pandemia no Brasil, estado e município

Em reunião na manhã de quarta, 22, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19), instituído em 13 de março, conforme Portaria 0497/2020 do Gabinete da Reitora, para elaborar medidas de prevenção e controle e orientar o Plano de Contingência da FURG, reavaliou as medidas já propostas, considerando o contexto da Pandemia, e indicou que as atividades presenciais da universidade permaneçam suspensas. O Comitê optou por manter a suspensão por prazo indeterminado, com reavaliações quinzenais, considerando o estágio da pandemia no Brasil, no estado e no município, bem como a necessidade de estabelecer critérios e medidas de proteção para preservar a saúde da comunidade universitária.

Estas definições constam na atualização do Plano de Contingência, disponível abaixo, e servem como base para que seja emitida nova Portaria do Gabinete da Reitora com as orientações necessárias à comunidade universitária.

As atividades presenciais permanecem restritas àquelas essenciais, e o Comitê avaliará e orientará o planejamento elaborado pela Reitoria para o retorno das atividades presenciais na universidade. É preciso um grande esforço e planejamento de toda a universidade, com medidas de proteção, para preparar o retorno seguro às atividades presenciais que vão desde a ampliação dos serviços de higienização e limpeza dos espaços, a elaboração de medidas de distanciamento, o acompanhamento e testagem de estudantes e servidores, entre outras ações que garantam maior segurança a toda a comunidade universitária e, consequentemente, a sociedade Rio-grandina.

“Todos sabemos que será um grande desafio, pois as certezas são poucas em relação a como poderá se desenvolver esta doença em Rio Grande e quando poderemos ter segurança em retornar às atividades presenciais. É bastante provável que estas medidas de contingência e proteção à comunidade sejam necessárias ainda por um longo período e é preciso muita responsabilidade para promover este retorno, pois estamos tratando da vida de cerca de 15 mil pessoas, entre alunos, servidores, trabalhadores terceirizados e trabalhadores da construção convivendo em espaços comuns”, avaliam a Reitora, Cleuza Dias e o Vice-reitor, Danilo Giroldo, que preside o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid19) da FURG.

→ Plano de Contingencia da FURG – atualizado em 22/04/2020

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Arte/FURG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + vinte =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.