Ciclone extratropical se intensifica e rajadas de vento podem chegar a 110 km/h

Frio com possibilidade de neve nos Campos de Cima da Serra

Um ciclone extratropical se intensifica em direção ao Rio Grande do Sul e o Estado pode registrar rajadas de até 110 km/h, entre a terça e a quarta-feira (18/5). As rajadas de vento sopram com forte intensidade em boa parte do Estado, especialmente na faixa Leste, deixando o mar agitado.

De acordo com a Sala de Situação, a umidade poderá causar chuva nas maiorias das regiões gaúchas, podendo ser pontualmente forte entre a região Sul e a região Metropolitana. Também não se descarta a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra.

Na madrugada de quarta-feira (18/5), as chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas continuam na faixa Leste, mas gradualmente perdem intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável volte a atuar na quinta-feira (19/5).

O Estado pode registrar temperaturas baixas ao longo da semana, com previsão de temperaturas mínimas de 3° na Serra e 9° na região da Campanha.

O subchefe de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, ressalta que “foram difundidas as informações aos agentes municipais de Defesa Civil, os quais devem dar primeira resposta para os eventos de emergência e de calamidade”. O Estado através da Defesa Civil Estadual está de prontidão para auxiliar nos casos necessários com as estruturas de Estado.

A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.

Ascom Defesa Civil RS

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Font Resize