NotíciasRio Grande

Cheia em Rio Grande: Ilhas evacuadas e ruas interditadas

A cidade de Rio Grande está neste sábado, 23, inundada devido às cheias de 27 rios que desaguam na Lagoa dos Patos e que são oriundos da região do Centro e Norte do estado, onde ocorreram as enchentes, no Vale do Taquari.

O vento em Rio Grande neste sábado está contribuindo para os alagamentos e cada vez mais, o aumento do nível da Lagoa dos Patos. A estação da praticagem da Barra chegou a registrar às 13h a maré de 1.06, quando o previsto é 0.49. Ou seja, mais que o dobro do normal.

Dezenas de ruas da cidade estão alagadas, bairros, centro e as Ilhas com o nível mais alto que já apresentou nos últimos dias.

As Ilhas da Torotama, Marinheiros e Leonídio foram evacuadas. Isso ocorre quando as pessoas são voluntariamente convidadas a sair da região por questões de segurança. A Defesa Civil  contou com o apoio de um grupo de Jipeiros voluntários que também arrecadou seis toneladas de doações com o Exército que disponibilizou dois caminhões para os resgates. Durante o final da tarde houve uma ordem do comando do exército para recolher os veículos e então, os Jipeiros continuaram nos resgates das pessoas na Ilha da Torotama e na Ilha dos Marinheiros.

Na Ilha do Leonídio, na estrada, água chegou a ficar  pela cintura das pessoas e também inundando as residências.

Ruas interditadas

  • Henrique Pancada
  • Teixeira Júnior
  • Visconde do Rio Grande
  • Padre Feijó
  • Caramuru
  • Marechal Deodoro
  • D. Pedro I
  • Alberto torres

Previsão

A maré deve continuar subindo na cidade. Próximo à meia noite a cidade terá vento Sul, que represa a água na Barra, dificultando a vazão. Por isso, o alerta é para se possível, que as pessoas procurem locais seguros, que não sejam próximos à Lagoa dos Patos ou busquem os abrigos através dos contatos de emergência da cidade. Emergência ligue: 199, 193, 190, 3233-8460 ou 3233-3233-8461.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.