NotíciasRio Grande

Centros de Triagem: locais por onde deve passar o fluxo de atendimentos de pessoas recebe sinalização

Nesta sexta-feira, 27, as equipes que vão atuar dos Centros de Triagem para o Coronavírus iniciaram as marcações dos espaços onde vão funcionar os fluxos de atendimentos para pessoas. O caminho que leva até a estrutura de saúde erguida em frente ao Pronto Socorro da Santa Casa foi sinalizado com faixas amarelas, distantes 2 metros umas das outras, em observância às medidas de segurança sanitárias.

No Centro de Triagem o atendimento será direcionado para pacientes que possuam quadros gripais. Nele, a pessoa com quadro gripal ou intercorrências respiratórias será recebida para uma triagem inicial, que incluirá a avaliação de temperatura, escuta dos sintomas apresentados (sintomatologia), notificações para a Vigilância Epidemiológica e orientação para o tipo de atendimento a ser feito.

De acordo com a situação apresentada pelo paciente, o mesmo será orientado pelas equipes a acessar, de forma organizada, ou o Pronto-Socorro, ou a Santa Casa, ou o Hospital Universitário da FURG. Ou poderá, ainda, ser orientado a fazer o isolamento domiciliar.

Outra estrutura, montada junto à Cardiologia da Santa Casa operará como um Centro de Informações ao Covid-19, local que servirá para acesso exclusivo de informações presenciais, retiradas de dúvidas, orientações gerais e encaminhamentos.

Ontem e hoje os profissionais e voluntariado da saúde que irão atuar junto aos dois centros passaram por capacitações técnicas para a preparação do início das operações nos locais. Mesmo assim, quem puder, e quiser, ainda pode se voluntariar para trabalhar nos centros. Precisa-se de profissionais da área da saúde – técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. O cadastro é feito junto à Defesa Civil do Município (199 e (53) 3233-8460) ou pela página da Prefeitura (http://www.riogrande.rs.gov.br/cadastro-voluntario/), preenchendo formulário.

Tanto o Centro de Triagem, quanto o Centro de Informações funcionarão das 8h às 23h, seguindo orientações médicas do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Covid-19, que entende que este deve ser o horário estratégico para a sua atuação. A construção dos centros envolve a parceria da Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Defesa Civil, a Secretaria de Município da Saúde e Voluntariado.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.