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Centro de Triagem já realizou 80 atendimentos de pessoas com quadros gripais

70 pessoas apresentavam sintomas sem gravidade e foram orientadas ao isolamento domiciliar. Disponibilização do atendimento no local é importante para redução de aglomerações nas unidades básicas de saúde

Desde o início do atendimento no Centro de Triagem para a Covid-19, até esta quarta-feira, 15/04, as equipes de saúde que atendem a demanda no local já realizaram 80 atendimentos de pessoas com síndromes gripais. Destas, 70 pessoas apresentavam sintomas sem gravidade e foram orientadas ao isolamento domiciliar. Outras 10 apresentavam quadro com alguma intercorrência respiratória e foram encaminhadas para a avaliação clínica. Os dados foram apresentadas pela enfermeira da SAMU e apoiadora técnica que trabalha junto ao centro, Patrícia Echevengua.

O Centro de Informações à Covid-19 e o Centro de Triagem estão em funcionamento desde o final do mês de março. O primeiro serve exclusivamente para informações, e está localizado junto ao Hospital de Cardiologia da Santa Casa; o o segundo está anexo ao Pronto-Socorro da unidade.Devem procurar pelo atendimento no Centro de Triagem aquelas pessoas que apresentarem quadros gripais. Ao chegar ao local a população deve observar as normas de segurança sanitárias estabelecidas, entre elas o da manutenção de 2 metros de distanciamento entre uma pessoa e outra.

O modelo implantado para o atendimento de saúde no Centro de Triagem é o Fast Track. Nele o paciente é acolhido e avaliado conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID -19 ao fazer a ficha na triagem. É examinado e, conforme protocolo, é encaminhado para uma ala de isolamento com proteção individual para transmissão de aerossóis, onde uma equipe de saúde auxilia evitando que o paciente circule pelas demais instalações do ambiente. Após a classificação do paciente o atendimento médico é realizado com direcionamento para medicação, realização de exames, ou, com alta, precedida de orientações ao paciente.

Os pacientes que não se enquadram nos casos suspeitos de Covid-19 recebem orientações e encaminhamentos. É importante ressaltar que nos casos de emergência, o paciente não é atendido pelo modelo Fast Track, e segue diretamente para a sala de emergência com o devido isolamento de segurança hospitalar.

A elaboração dos Centros é uma parceria desenvolvida pela Prefeitura do Rio Grande, por intermédio da Secretaria de Município da Saúde, Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Defesa Civil, a Secretaria de e Voluntariado.

Protocolo de atendimento

Conforme fluxo definido pelo Ministério da Saúde, o paciente que apresentar sintomas de COVID-19 deve procurar uma unidade da rede primária de saúde, como uma UBS (Unidade Básica de Saúde), para atendimento inicial. O mesmo poderá ocorrer nos Centros de Triagem, se houver demanda espontânea.

Caso o profissional de saúde não identifique quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o paciente será orientado quanto à necessidade de permanecer em isolamento domiciliar até o final dos sintomas, com prescrição de remédio para melhora clínica, como antitérmicos.

Se for caracterizada a SRAG, o paciente será direcionado à internação para tratamento em leito de enfermaria ou UTI, com suporte clínico de acordo com a necessidade específica. A coleta de amostra para diagnóstico só é indicada aos casos graves.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação

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