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Campanha #PodPelaVida é destaque e concorre a prêmio internacional

Jovens dos seis Centros de Juventude de Alvorada, Porto Alegre e Viamão tornaram-se ativistas contra o coronavírus

A campanha #PodPelaVida, lançada pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em março, foi nominada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para concorrer a uma premiação que envolve os projetos financiados pela instituição na América Latina. A iniciativa concorrerá ao prêmio “Os super-heróis para o desenvolvimento”, que neste ano tem como foco reconhecer as agências executoras e clientes que enfrentaram o impacto da Covid-19 na execução de seus projetos.

Com a chegada da pandemia, os Centros de Juventude (CJs) tiveram de interromper suas grades curriculares, cursos e encontros presenciais com os cerca de 3 mil jovens atendidos nas seis estruturas existentes: uma em Alvorada, quatro em Porto Alegre e uma em Viamão. Os CJs atendem jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social com atividades de prevenção à violência, formação profissional, cultura, esporte e lazer.

Como toda crise traz oportunidades – e novos desafios –, o núcleo de comunicação do POD, junto com o Escritório de Projetos (EP) do programa e o Departamento de Políticas para a Juventude (DPJ) da SJCDH, criou a campanha #PodPelaVida, com o objetivo de mobilizar esses jovens que passaram a ter papel ativo e ressignificaram os CJs no período de pandemia, tornando esses locais referências na luta contra o vírus nas comunidades.

A campanha vem engajando os jovens com ações efetivas, como arrecadação e entrega de cestas básicas; produção de sabão, sabonete e detergente líquido; produção de máscaras para doação nas comunidades e para o 20º Batalhão de Polícia Militar; preparo e distribuição de refeições; produção de máscaras em impressoras 3D (face shield); produção e doação de álcool gel; instalação de bancas para troca de 1 quilo de alimento por uma máscara produzida pelos jovens; além da produção de vídeos informativos, combate à desinformação e às fake news e divulgação de apoio de artistas à campanha.

Segundo o titular da SJCDH, Mauro Hauschild, o resultado tem sido bastante importante e simbólico. “Os mesmos jovens carentes que necessitam do apoio do Estado agora dão exemplo de ação social em uma corrente de solidariedade que está ajudando a minimizar os impactos da pandemia nas suas comunidades”, afirma.

Para o coordenador do DPJ, Álvaro Lottermann, apesar da criação de diversas agendas on-line para dar continuidade aos atendimentos educativos nos CJs, percebeu-se a oportunidade de aproveitar os reconhecidos laços de união entre os jovens e a utilização das estruturas dos centros para devolver à comunidade a assistência prestada pelo programa. Isso se mostrou, segundo ele, um grande acerto que tem motivado muito a participação dos jovens que se sentem úteis nas suas comunidades diante da gravidade gerada pela pandemia.

PREMIAÇÃO

No dia 14 de agosto, serão conhecidos os finalistas. Os vencedores, além da premiação, terão a oportunidade de participar de uma conversa virtual com a presidência do BID, aberta ao público, quando compartilharão suas histórias.

Segundo o secretário Hauschild, nos próximos dias haverá o lançamento da segunda fase da campanha, com foco ainda mais acentuado na solidariedade, na intersetorialidade com as ações da SJCDH e ênfase na informação sobre a prevenção ao vírus devido à tendência de crescimento da doença nas periferias. “Já podemos considerar a campanha vencedora e os jovens participantes dos CJs como verdadeiros heróis”, complementou.

Para conhecer mais sobre o programa, acesse pod.rs.gov.br.

SECOM RS

Foto: Mauricio Tonetto/Ascom SJCDH

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