Câmaras de conservação de vacinas começaram a chegar a municípios mais distantes da capital

Os 310 equipamentos foram comprados com recursos do Ministério da Saúde, e começaram a ser distribuídos no dia 11 de maio

As 310 câmaras de conservação de vacinas compradas pelo governo do Estado para municípios com menos de 100 mil habitantes começaram a chegar aos destinos mais distantes da capital. As prefeituras de Piratini, Júlio de Castilhos, Selbach, Ibirubá, Paverama e Alegrete, por exemplo, já receberam os equipamentos adquiridos com recursos do Ministério da Saúde.

A entrega para os 194 municípios contemplados começou na terça-feira (11/5), em ato simbólico em Porto Alegre, que contou com as presenças do governador Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, além do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Maicon Lemos, e de prefeitos. Naquele dia, foram entregues 52 câmaras frias a 29 municípios da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

O objetivo da aquisição e distribuição de câmaras frias para conservação de vacinas e medicamentos é aprimorar a Rede de Frio do Plano Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de terem menos de 100 mil habitantes, terem sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, além de não estar equipado com câmara refrigerada.

Na quinta-feira (13/5), o prefeito de Piratini, Márcio Manetti e o secretário de Saúde, Cássio Segatto, receberam três câmaras frias. Também estava presente a coordenadora da 3ª Regional de Saúde, Caroline Torres Hoffmann. O secretário Cássio disse que as câmaras frias serão muito importantes para darem seguimento à campanha de vacinação. “Conseguiremos dar melhores condições de trabalhos para nossas equipes e, consequentemente, atender melhor a nossa população”, afirmou. A coordenadora da 3ª CRS disse que “a entrega das câmaras representa a garantia de um armazenamento adequado das vacinas que a população tanto espera”.

O município de Júlio de Castilhos, localizado na região central do Estado, recebeu três câmaras frias também na quinta (13). O secretário de Administração, Anastacio Biacchi Mario Da Rosa, agradeceu ao governo do Estado e à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, representada pela coordenadora Fabrícia Ennes da Silva Costa. Conforme o secretário municipal, as três câmaras frias serão usadas para armazenagem das vacinas contra Covid-19. “Destacamos a importância delas para que possamos otimizar nossa campanha de vacinação e nos certificarmos de que absolutamente nenhuma dose seja perdida”, acrescentou.

Na manhã da sexta-feira (14), o prefeito de Selbach, Michael Kuhn, agradeceu pela cidade “receber esse equipamento, que vai auxiliar no andamento da vacinação, hoje nossa maior prioridade”. A coordenadora regional de Saúde da 9ª CRS, com sede em Cruz Alta, Débora Teichmann Rodrigues disse que as câmaras refrigeradoras “vêm qualificar ainda mais o trabalho na saúde, ao garantir o adequado armazenamento das vacinas e insumos para nossos usuários do SUS”.

Em Ibirubá o equipamento também chegou na sexta (14). O secretário municipal de Saúde de Ibirubá, Giovani Moacir Diesel, considerou ótima a chegada da nova câmara de conservação, principalmente neste período. “Será muito útil para podermos tratar com mais qualidade as vacinas que chegam, para não termos problema nenhum na conservação”, acrescentou.

Em Alegrete, o prefeito Márcio Amaral recebeu os equipamentos juntamente da secretária de Saúde, Araceli Fontoura, e da coordenadora de Saúde da 10ª CRS, Heili Matilde Temp. A coordenadora informou que a região foi contemplada com 16 câmaras refrigeradoras. Dessas, três foram para Alegrete. “Com estes equipamentos, a região se soma ainda mais ao governo do Estado no enfrentamento à pandemia”, ressaltou.

Em Paverama, o coordenador adjunto da 16ª CRS, com sede em Lajeado, Ederson da Rocha, também entregou, na sexta (14) uma câmara fria ao prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão. Estavam presentes a secretária de Saúde, Elisandra Favin de Oliveira, e equipe de saúde do município.

Ascom SES RS

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.