Boletim Meteorológico: outubro começa com ar frio e grande amplitude térmica

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta segunda-feira (27) indica que outubro começa com ar frio e grande amplitude térmica.

De acordo com o boletim, a última semana de setembro será de céu parcialmente encoberto com instabilidades isoladas na terça e quarta-feira especialmente na metade norte do estado do Rio Grande do Sul. Entre quinta e sexta-feira, a entrada de uma frente fria oriunda do Uruguai provoca chuvas e possíveis tempestades seguidas de uma massa de ar frio em todo o estado.

O início de outubro será frio, com cara de inverno, porém com grande amplitude térmica, ou seja, temperaturas mínimas entre 5˚C e 7˚C pela manhã e máximas próximas a 20˚C durante a tarde. O final de semana será de tempo bom com céu parcialmente encoberto na região costeira devido ao vento sul e sudeste e grande variação de temperatura, frio pela manhã e tardes relativamente quentes.

Previsões e análises

O boletim apresenta, ainda, a tendência para o início de outubro, que é de uma semana fria com temperaturas mínimas abaixo de 10˚C e máximas acima de 20˚C com elevação no decorrer da semana. Até o momento do lançamento do boletim, as previsões indicam uma semana seca, mas como a primavera e o verão são estações de muita variabilidade, faz-se necessário o acompanhamento das previsões atualizadas e de curto prazo. Já a previsão climática para o trimestre outubro-novembro-dezembro é de chuvas abaixo da média.

O Boletim também traz a previsão climática para a primavera.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMet, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

Ascom UFPel

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.