NotíciasRio Grande

Bebê nasce no estacionamento da UPA Junção

No final da manhã de hoje, a equipe da UPA Dr. Airton Varela, em Rio Grande (RS), foi surpreendida com o nascimento de um bebê, de um modo nada convencional: o parto aconteceu no estacionamento da unidade. O técnico de enfermagem Douglas Mello estava no intervalo de almoço quando ouviu um grito vindo do pátio da UPA. Um familiar da gestante pediu por ajuda, pois já não havia mais tempo: o bebê estava nascendo.

“Eu só pensei em entrar e pegar um kit e chamar alguém mais especializado para lidar com a situação. Foi o que fiz, retornei com a equipe médica e os utensílios para cortar o cordão umbilical”, conta o técnico.

A pediatra Lívia Maria Biagioni Nascimento que foi ao estacionamento buscar uma blusa no carro, relata que viu pessoas correndo e gritando: “Bebê nascendo, bebê nascendo! Fui correndo para o veículo onde estava a gestante e ela já tinha parido, o bebê já estava chorando! A equipe da enfermagem estava com luvas e equipamentos, cortamos o cordão umbilical, enrolamos em um jaleco e entramos com eles para a sala vermelha, para fazer os cuidados iniciais”, explicou a médica.

O parto aconteceu às 11h48 da manhã desta segunda-feira (27/09). A mãe do bebê, Geanne da Silva Ferreira, de 24 anos, é moradora do bairro São Miguel, em Rio Grande. De acordo com os exames iniciais feitos pela pediatra da UPA, ela estava com 38 semanas e dois dias de gestação e o bebê alcançou o escore 9, no APGAR – teste feito no bebê logo após o nascimento que avalia seu estado geral e vitalidade. A menina, ainda sem nome definido, nasceu com 2.360 kg e passa bem.

Ambas, mãe e filha, após estabilizadas do parto, foram encaminhadas ao Hospital Universitário de Rio Grande. Esta é a segunda vez em um ano que um bebê nasce às portas de uma unidade do IBSAÚDE. Em abril passado, a menina Maria Clara também nasceu em frente à UPA Zona Norte, em São Leopoldo, com a ajuda da equipe de enfermagem.

Ascom IBSAÚDE

Foto: IBSAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.