Barreira sanitária educativa promove abordagem de caminhões que chegam ao município

Nesta quinta-feira (23), a barreira sanitária educativa esteve atuando junto a balança da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nas proximidades do pedágio no Capão Seco. No local, as equipes da Vigilância Sanitária realizaram a abordagem de caminhoneiros em deslocamento para Rio Grande para orientações e aferição de temperatura. A ação contou com a parceria da ANTT, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também da Ecosul, que realizou a verificação da oxigenação do sangue dos caminhoneiros.

Conforme explicou Antônio César Corrêa, Gerente da Unidade de Vigilância Sanitária de Rio Grande, durante a abordagem são feitas algumas perguntas aos caminhoneiros, como a cidade de origem, se tiveram contato com alguma pessoa doente nos últimos 14 dias e se estão com algum sintoma. Também é feita a verificação da temperatura e a oximetria. A atividade ocorreu no turno da manhã, das 9h às 11h30, e a tarde, das 14h às 16h30. Ao todo, foram 96 caminhões abordados e 103 pessoas atendidas.

Segundo o secretário de Saúde, Maicon Lemos, a atividade é muito importante, pois através desse trabalho integrado entre Vigilância Sanitária, ANTT, PRF e Ecosul, é possível promover orientações e controle de sinais vitais de caminhoneiros que chegam ao município. “Como Rio Grande é uma cidade portuária, tem um fluxo muito grande de veículos de transporte de cargas. Esse trabalho em conjunto só vem a acrescentar no monitoramento e no acompanhamento de casos suspeitos de Covid-19 que possam chegar a Rio Grande através dos veículos, principalmente os caminhões, que vêm de diversas regiões do Brasil, algumas com índice de contaminação elevado”, frisou. 

Por ser itinerante, a barreira vai estar presente em outras regiões estratégicas do município, para controle e saída de pessoas. A barreira é composta por servidores da Secretaria da Saúde, fiscais sanitários ligados à Vigilância Sanitária e também pode contar com o apoio de outras secretarias do município, instituições e organizações, visando promover a educação sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19 e monitoramento de possíveis casos da doença.  

A barreira sanitária itinerante iniciou suas atividades ontem (22), na Avenida Roberto Socoowski. De acordo com o levantamento divulgado pela coordenação da ação, foram abordados 381 veículos e 556 pessoas receberam orientação e tiveram a temperatura verificada pelas equipes da Vigilância Sanitária. 

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Richard Furtado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.