NotíciasRio Grande

Barco Vencedor III é resgatado do canal de acesso ao Porto do Rio Grande

Precisão, habilidade e dedicação: essas são palavras que resumem perfeitamente o esforço das equipes da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) durante a operação de salvatagem do barco Vencedor III. A ideia inicial era realizar o içamento da embarcação ainda durante a quarta-feira (14), porém as condições climáticas não permitiram a sua realização em segurança.

Ao longo da quinta-feira, os mergulhadores reforçaram as amarras com cabos de aço para garantir que a retirada do pesqueiro não causasse maiores danos ao meio ambiente. A intenção de resgatá-lo na vertical também levou em consideração o fato de que nesta posição o escoamento da água seria realizado de forma natural e não seria necessária a utilização de bombas de sucção.

Perto das 18h, a plataforma flutuante Cábrea, começou a movimentar o pesqueiro de 20 toneladas que estava semi naufragado. Para garantir a segurança da atividade, o tráfego de embarcações no canal de acesso foi temporariamente interrompido pela Capitania dos Portos que acompanhou atentamente o trabalho e segue realizando as investigações que apontarão as causas do acidente.

Uma vez içado, o barco foi colocado em cima da área livre da Cábrea, onde permanecerá até a manhã desta sexta-feira (16), quando será levado até o cais do Estaleiro Rio Grande (ERG), onde deverá passar por uma inspeção da autoridade marítima antes de ser entregue ao proprietário. O navio WL Kirillov foi liberado na tarde de terça-feira (13), depois de a Capitania dos Portos ter realizado a oitiva dos integrantes que estavam no passadiço.

De acordo com o diretor de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança da Portos RS, Henrique Ilha, “todos os cuidados ambientais foram tomados, tornando a operação segura e com o mínimo de impacto”. Ilha também mencionou a observação das medidas ambientais a bordo da Cábrea, “com a preparação prévia do convés, com mantas de absorção que foram úteis quando a embarcação foi recolhida”.

Assessoria de Comunicação e Marketing – Portos RS

Foto: Divulgação Portos RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.