NotíciasRio Grande

Auxílio Emergencial da Cultura possui 117 beneficiários contemplados em Rio Grande

O Auxílio Emergencial da Cultura, Chamada Pública 04/2021, já contemplou 117 artistas dos 121 aprovados no processo. Os quatro beneficiários faltantes encontram-se em processos de ajustes solicitados por suas instituições financeiras.

Publicacao-preliminar-HABILITACAO

A Secretaria de Cultura Esporte e Lazer junto com a Secretaria da Fazenda, uniram esforços para que o valor começasse a chegar nas mãos dos artistas na última semana de abril.O Edital da Chamada Pública 04/2021 que foi lançado no dia 10 de dezembro teve 124 inscritos para as 125 vagas, mas somente 121 preencheram os requisitos necessários.

“Começamos um Edital próprio, do zero quanto a prazos e a cuidados legais que são necessários. Isso leva tempo, infelizmente. Os prazos que nos protegem quanto aos cuidados legais que são obrigatórios e necessários, são os mesmos que atrapalham aqueles que têm a necessidade de receber dinheiro” explica o Secretário, Luis Henrique Drevnovicz e ainda destaca “ O Edital também precisava de uma Lei Municipal que lhe desse o suporte necessário. A lei precisou ser criada, passar pelo processo legislativo, e foi publicada em 10 de fevereiro de 2022”.

SOBRE A CHAMADA PÚBLICA 04/2021 – SCEL

O Município do Rio Grande é o único no Rio Grande do Sul a realizar um Auxílio com recursos próprios e que no período de 13 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022 somente 121 artistas residentes no município preencheram as 125 vagas ofertadas. O processo inédito iniciou do zero para atender a classe artística.

Para participar do Edital o artista deveria preencher as condições no processo, essas eram: residir em Rio Grande, comprovar a atuação mínima de dois anos na área cultural, não ter vínculo empregatício vigente; não ser servidor público; não ser aposentado ou pensionista; não receber Benefício de Prestação Continuada (BPC);não ser menor de 18 (dezoito) anos; possuir renda familiar igual ou inferior a ½ salário-mínimo por membro da família e ter sofrido o impacto em suas atividades por força das medidas de isolamento social.

A realização dos trâmites do Edital iniciou em 23 de setembro de 2021 quando foi nomeado um Comitê gestor para elaborar e acompanhar a execução do Edital Municipal. O grupo trabalhou até o dia 10 de dezembro na construção deste, que foi lançado na mesma data. No dia 11 de fevereiro de 2022 foi publicado o resultado final do Edital e no dia 14 e 15 de fevereiro foi assinado o Termo de Contemplação e veracidade das informações. “O processo seguiu para o Gabinete de Compras do Município, que pela precaução legal necessária, solicitou documentos já que se tratava de um processo novo e inédito no Município e além disso, no mês de março a equipe pagadora estava finalizando o pagamento do Auxílio Emergencial do Esporte” destacou Drevnovicz.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.