NotíciasRio Grande

Atendimento médico precoce: Governador Eduardo Leite e Secretário de Município Maicon Lemos respondem sobre a orientação do Estado e Município

Na tarde desta quinta-feira (27/08), em coletiva com o governador Eduardo Leite e a Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, o Rio Grande TEM questionou as medidas adotadas pelo Governo do Estado diante do novo protocolo do Ministério da Saúde, anunciado na segunda-feira (24), no qual orienta o atendimento médico precoce. De acordo com o Ministro interno Eduardo Pazuello “muitas mortes poderiam ter sido evitadas com o protocolo adotado agora, de fazer o diagnóstico e tratamento precoce da doença”.

O Governador Eduardo Leite, respondeu que na nota da Secretaria de Saúde do Estado essa orientação que vai no mesmo sentido do Ministério da Saúde consta com clareza. “Diante dos sintomas, indica-se que as pessoas procurem os médicos e não fiquem simplesmente em casa”, reforçou ainda que pacientes com o quadro mais agravado não esperem para fazer a internação clínica, “sugerimos a recomendação para internação clínica em casos específicos, mesmo que não seja caso de risco, mas é feita a recomendação para internação clínica nos hospitais. Tem sido essa a orientação para as pessoas e para os médicos.”, afirmou.

Santa Casa do Rio Grande permanece com a enfermaria covid-19 interditada, entenda a situação

De acordo com a Secretaria Arita Bergmann, o Colegiado dos Secretários Municipais tem trabalhado diretamente em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde com vistas a ter em cada município as Unidades Básicas de Saúde organizadas para o atendimento de toda a população. Algumas delas, de acordo com Arita, “inclusive tem espaço específico para o atendimento das pessoas com síndromes gripais em geral, ou seja, qualquer sintoma a pessoa deve se dirigir a Unidade Básica de Saúde”, explicou a Secretaria. Em relação aos municípios de maior porte, Arita lembrou que estes também possuem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). A rede básica, segundo informou, está orientada e está fazendo a coleta do material para teste da covid-19 RT-PCR (padrão ouro).

Assista o vídeo da entrevista
Posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande

O Secretário de Saúde do Município do Rio Grande, Maicon Lemos, respondeu que a indicação do município aos primeiros sintomas da covid-19 é: “procurar uma unidade de saúde para atendimento, de preferência mais próximo da sua residência”.

TeleCovid

Além do atendimento médico presencial o município conta com o TeleCovid. Implantado em 27 de abril, o TeleCovid tem profissionais que atentem pelo telefone 0800-6424650, disponível das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. A ligação é gratuita. A equipe é composta por 115 pessoas, sendo que muitas se multiplicam nas atividades: são 6 pessoas na teleinformação, 89 pessoas na teleorientação (apenas profissionais técnicos) e uma no monitoramento. Há pessoas na orientação que também estão na teleinformação.

Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.