Arte na Parada está na final do Prêmio Municiência – Municípios Inovadores

Rio Grande superou mais de 200 concorrentes de 102 municípios brasileiros e concorre com outras 14 iniciativas inovadoras

Com a valorização do grafitti, da arte de rua e dos profissionais que atuam neste segmento o município do Rio Grande avança e, pouco a pouco, caminha para se tornar uma referência na área.

Após conquistar o coração dos rio-grandinos e rio-grandinas e daqueles que visitam a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul, o projeto Arte na Parada alcança voos maiores e está classificado para a grande final do Prêmio Municiência – Municípios Inovadores 2018. A notícia chegou na manhã desta terça-feira (20).

O prêmio visa identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras na gestão municipal e colocará Rio Grande numa grande disputa com outras 14 iniciativas de diversas partes do Brasil.

No município, dezenas de paradas de ônibus receberam intervenções artísticas, oportunizando um espaço para a divulgação do trabalho de artistas locais. O resultado da ação foi o embelezamento da cidade e a preservação do patrimônio público.

“A aposta na arte e na cultura tem dado certo. Temos observado um cuidado maior por parte das pessoas, que já absorveram a arte urbana no seu cotidiano e possuem um respeito muito grande pelas obras. Estar entre os melhores eleva o nome de Rio Grande no cenário nacional e consolida, cada vez mais, a cidade neste tipo de arte”, destacou o secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, que citou outras iniciativas similares que contribuem para o crescimento deste tipo de arte no município, como o Meeting Of Styles.

Carlos Alberto Brusch, secretário de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, também avaliou positivamente o resultado. “É um projeto simples, barato, que deu certo e merece continuidade”, avaliou. Segundo ele, o investimento total para a execução da proposta é de cerca de 35 mil reais, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Multas.

Para o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o sucesso da iniciativa deve-se à transversalidade da proposta, que mobiliza secretarias, agentes públicos, artistas e a população. “É uma grande honra para nós termos sido selecionados para esta premiação. Seguiremos fomentando o graffiti e a arte urbana em Rio Grande, com a abertura de novos editais a partir do ano que vem”, complementou.

O Arte na Parada é uma ação da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através das secretarias de Município da Cultura e de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança. Surgiu no segundo semestre de 2017, com o objetivo de contribuir para as comemorações alusivas aos 280 anos do município do Rio Grande.

Entre 20 de março e 27 de abril, acontecerá a votação nacional on-line, por meio do site do Municiência (http://municiencia.cnm.org.br/), para a escolha dos vencedores. O resultado final será anunciado no dia 30 de abril de 2018. Os vencedores terão os seus projetos apresentados durante a XXI Marcha a Brasilia em Defesa dos Municípios – prevista para maio de 2018 – e publicados em Guias de Reaplicação da CNM. Ainda participarão de viagem internacional para intercâmbio de experiências. Essa é a segunda edição do prêmio, e apenas na primeira etapa da premiação a CNM recebeu 252 inscrições de projetos inovadores realizados em 102 municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.