NotíciasRio Grande do Sul

Área de oncologia será priorizada na retomada integral dos serviços de saúde no Estado

A Secretaria da Saúde (SES) está em diálogo com os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para priorizar os atendimentos de quem espera consultas especializadas em oncologia no Estado. Há demanda reprimida na área, em consequência da pandemia da Covid-19. “O diagnóstico e o tratamento dos diversos tipos de câncer foi uma preocupação da SES desde o início da pandemia, porque dois ou três meses podem fazer a diferença entre a cura ou o óbito”, falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, na manhã desta quarta-feira (21), durante audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS.

Neste momento em que os índices de internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) por causa da Covid-19 começam a diminuir, se discute a retomada integral dos serviços de saúde. “Estamos articulando para que seja realizado um mutirão de consultas e o seguimento do tratamento com biópsias e procedimentos como radioterapia para darmos conta de atender todas as pessoas com suspeita de câncer no Rio Grande do Sul. Também estamos expandindo o projeto de telessaúde, para filtrar os casos mais graves e urgentes”, explicou Arita. Outra ação realizada pela SES é a atualização do Plano Estadual de Oncologia, trazendo dados epidemiológicos específicos de cada região do Estado, e com objetivo de ampliar a oferta dos serviços que são realmente necessários.

A fila para a primeira consulta nesta área, apenas na capital, está em torno de 3,4 mil pacientes, de acordo com o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade. “Em nenhum momento houve suspensão dos atendimentos em oncologia, mas os reflexos foram inevitáveis”, explicou o diretor. “Os pacientes muitas vezes não queriam comparecer ao hospital por proteção, deslocamentos do interior a Porto Alegre foram cancelados pelas prefeituras, equipes médicas estavam com atenção voltada aos pacientes mais graves da Covid-19”, exemplificou.

O deputado estadual Thiago Duarte parabenizou a equipe da Secretaria da Saúde pela transparência nos dados e pela agilidade no retorno dos questionamentos dos parlamentares. A deputada estadual Zilá Breitenbach elogiou a secretária Arita por realizar uma gestão com planejamento.

Ascom SES RS

Foto: Divulgação SES RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.