AMAR inaugura nova sede no Praça Rio Grande Shopping

Casa Azul será referência às famílias com Transtorno Espectro Autista

O Praça Rio Grande Shopping inaugurou, na última sexta-feira, 02, a nova sede da AMAR – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande. A Casa Azul, entidade de assistência social inédita em shopping centers, servirá como referência às famílias diagnosticadas com TEA – Transtorno Espectro Autista, oferecendo acolhimento e encaminhamento aos tratamentos necessários, como psicólogos e neurologistas.

Fundada há 32 anos, a AMAR atende famílias com TEA em todas as faixas etárias, e muitas em situação de vulnerabilidade. O acolhimento é feito por assistentes sociais com técnicas para atender as famílias que desconfiam ou receberam o diagnóstico do espectro autista. Somente nos meses de dezembro e janeiro, foram realizados 90 acolhimentos e 365 atendimentos.

A data escolhida para a inauguração foi o dia 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização ao Autismo, que marca a luta e engajamento pelos direitos e respeito ao tema. Estiveram presentes a secretária de Município da Saúde, Zelionara Branco; secretário de Município de Cidadania e Assistência Social, Evandro Silveira; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Filipe Branco; além do presidente da AMAR Rio Grande, Gilton Lira, e Rosane Farias, responsável técnica da Casa Azul.

“Este é um momento singular. A conscientização é o oposto da alienação, e da conscientização vem a luta. E esta é a vocação da AMAR. Em Rio Grande é possível que haja duas mil famílias com autismo e, destas, muitas vulneráveis. Com muita alegria recebemos a cedência desta loja no Praça Shopping Rio Grande. Que as pessoas sigam o exemplo do Praça e cedam espaço e tempo no coração para nos receber e ajudar”, destacou Gilton Lira, presidente da AMAR.

De acordo com a secretária Zelionara Branco, “a AMAR tem uma grande história no município e que tanto representa essa demanda que recebemos diariamente. O autismo é uma situação que precisa ser bem trabalhada e lidada. É necessário que se discuta mais sobre o assunto, pois temos muito o que aprender. Precisamos saber quantas pessoas precisam de tratamento no município, para definirmos quais ações a Secretaria de Saúde pode oferecer para melhorar a qualidade de vida deste público”.

Já o secretário Evandro Silveira, ressaltou que “com alegria estamos na inauguração da Casa Azul, no Praça Shopping Rio Grande. Parabenizamos a diretoria da AMAR pela iniciativa de usar este instrumento para mostrar a necessidade de conversarmos sobre o autismo e oferecer o amparo social para que as famílias se sintam amparadas. Há muito o que aprender e planejar sobre o espectro autista, e estamos aqui para oferecer a nossa voz e a nossa instrumentalidade, enquanto Prefeitura e Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social, engajados nesta causa”.

Para a assistente social responsável pela Casa Azul, Rosane Farias, “a Casa Azul é a esperança do novo. A nossa missão é fazer com que as pessoas tenham a casa como referência sobre o TEA, em Rio Grande. Sempre que for preciso informação e orientação, busque a Casa Azul no Praça Shopping. É um ambiente criado com muito carinho, em uma parceria muito legal que conseguimos com o Praça. É um ato de esperança para as famílias que precisam deste acolhimento em Rio Grande e nas cidades vizinhas”.

“Parabéns pelo trabalho da AMAR, e parabéns ao Praça Shopping por ter disponibilizado este espaço. É necessário que as pessoas conheçam o trabalho sério e extremamente importante da AMAR, que auxilia tantas famílias e necessita de apoio para continuar com as portas abertas” finalizou o vereador Filipe Branco, idealizador do bloco de carnaval inclusivo “Os 100 Limites”, composto por pessoas com deficiência ou neuroatípicas.

A AMAR atende de forma gratuita, sobrevivendo através de doações e projetos, como rifas e a caixinha do ‘Troco Solidário’. As formas de ajudar podem ser encontradas nas redes sociais da AMAR RG, ou diretamente na sede.

“É com o coração cheio de alegria que o Praça Shopping abraça a AMAR, trazendo esta causa para dentro da nossa casa. A Casa Azul é motivo de orgulho. É a representação de um projeto que, com muita luta, vem tornando a causa cada vez mais abrangente”, destacou Michelle Rossettini, gerente de marketing do Praça Shopping. “A importância da casa azul não é apenas para o Praça, mas para a comunidade. O Praça está de portas abertas para a instituição e para as famílias, e segue na luta pelo respeito ao TEA”, finalizou a gerente financeira do Praça Shopping, Laura Antonacci.

A Casa Azul estará aberta de segunda a sexta, das 10h às 22h, em frente à Feirinha de Livros Infantis da Livraria Albuquerque, com agendamento via WhatsApp ou nos canais de atendimento da AMAR (Facebook – Amar Riogrande / Instargram – amar_riogrande / WhasApp – (53) 99995-3733).

Assessoria de Imprensa – Praça Rio Grande Shopping

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.