Abertas Inscrições para o Projeto Pé na Areia – Educadores Ambientais Mirins

O projeto Pé na Areia – Educadores Ambientais Mirins está com as inscrições abertas até o final de dezembro para a edição de Veraneio 2018. Realizado durante os meses de janeiro e fevereiro, o projeto é uma iniciativa da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA). Os interessados devem comparecer na Unidade de Educação Ambiental na Secretaria de Município do Meio Ambiente durante o horário de atendimento (Rua General Bacelar, nº 503, das 13h às 17h).

Na edição deste ano, foram formados 160 educadores ambientais mirins com idade entre 5 e 10 anos do município do Rio Grande. A integração e promoção das ações acontece no Centro de Educação Ambiental, espaço pedagógico vinculado a SMMA, localizado no balneário Cassino (Rua Maria Araújo, 470).

O projeto também leva os participantes a conhecer a Orla, realizar trilhas ambientais e saídas de campo, sendo uma oportunidade educativa que concilia atividades de recreação com a integração ao meio ambiente. Para sustentar a abordagem e formação de valores de respeito e valorização da diversidade humana, cultural e biológica, são realizados encontros semanais com duração de cerca de três horas com cada turma.

Segundo a pedagoga Maria Auxiliadora Lima, funcionária da Unidade de Educação Ambiental da SMMA e responsável por promover as atividades, o projeto também “busca abordar sobre os conteúdos comumente ligados a Educação Ambiental, como geração de resíduos sólidos, reciclagem, proteção da fauna e flora, o uso racional da água, entre outros temas”.

A pedagoga também salienta que “desse modo, é exercitada a criatividade dos participantes junto a valorização pedagógica dos estímulos sensoriais a partir do contato com a natureza e da relação entre as pessoas”. Para integrar o projeto são convidados palestrantes da área ambiental, como também monitores voluntários para apoiar as ações.

Com informações da SMMA

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.