A importância do diagnóstico precoce e intervenção desde cedo

Ter um diagnóstico e um laudo com um ano e três meses, fez com que quase todos questionassem se eu tinha certeza. Ouvi de várias pessoas que era cedo demais, que era só uma fase e já ia passar. Confesso que por um tempo também acreditei que poderia não ser autismo, mas alguma coisa era diferente e disso eu tinha certeza.

Após recebermos o laudo, a orientação era iniciar terapia ocupacional, fono e procurar a EMEE Maria Lúcia Luzzardi, que é uma Escola Municipal de Educação Especial, e foi a primeira coisa que fizemos quando chegamos em Rio Grande.

Logo já iniciamos acompanhamento com psicopedagoga, que conseguimos pelo CAPS Serelepe. Também iniciamos com a fono e de início não conseguimos ajuda da escola. Mas a Duda seguiu na escolinha regular. Tive a sorte de ter todo o cuidado, carinho e atenção da escolinha, que estava sempre se adaptando a Duda e fazendo com que ela e nós nos sentíssemos seguros e amparados ali. De fato ali havia inclusão.

Nunca pensamos em medicar, até por ela ser muito novinha, sempre tivemos medo de usar algum medicamento e no futuro ela ser dependente dele pra viver, e até então, apesar do cansaço, ainda conseguíamos seguir sem. O mais exaustivo era a agitação da Duda, uma pilha sem fim e noção zero de perigo. Seguimos com terapias e quando ela tinha quase três anos, iniciamos o uso do óleo da cannabis. Hoje já não me restam dúvidas, de que a Duda é sim autista e sou grata por poder ter dado a ela desde cedo estímulo pra ela evoluir e chegar onde está hoje.

Já foram muitas batalhas vencidas e estamos prontos para as próximas. Aos poucos vamos organizando tudo por aqui e contando um pouquinho de cada uma para vocês. É muito bom falar sobre a Duda e sobre tudo que ela me ensinou até aqui.

Autora: Alice de Leon

Foto: Antonio Rocha Fotografia

Siga no Instagram: instagram.com/o_mundo.daduda/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.