95% das obras da ciclofaixa Eixo Cidade Nova/BGV já foram executados

Estão muito próximas de serem concluídas as obras de qualificação da rede cicloviária municipal que correspondem ao Eixo Cidade Nova/BGV. No projeto foram investidos R$ 414.200,95, recursos originados de emenda parlamentar e de contrapartidas do município. A etapa executada inclui três trechos na região central da cidade que passam pela Rua Dom Bosco, Rua Vice-Almirante Abreu e Avenida Senador Salgado Filho, chegando ao Bairro Getúlio Vargas.

Também está em andamento a Etapa de número 3 da Rede Cicloviária, cujo percurso será nas ruas Saturnino de Brito, passando pela rua Jockey Club, Avenida Bandeirantes, Olavo Bilac, toda a extensão da Henrique Pancada e Avenida Portugal até o canalete da Major Carlos Pinto. Nesta etapa estão sendo investidos R$ 2,9 milhões, entre recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Finisa (Caixa Econômica Federal) e emenda parlamentar.

O projeto macro de extensão da Rede Cicloviária do município prevê uma extensão de quase 25 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em torno de toda a cidade, incluindo o balneário Cassino, onde já foram executados 3 quilômetros de pista para bicicletas. Retornando às obras desenvolvidas na cidade, são mais 5 quilômetros da Etapa 2 do projeto, que abrange toda a extensão da Estrada Roberto Socoowiski até a rua Saturnino de Brito.

O Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) da Prefeitura é o responsável pelo acompanhamento das obras. A secretária da unidade, Darlene Pereira, conta que o objetivo é criar um outro modal de transporte no município, “um espaço saudável, que vai atender quem pratica o ciclismo e, também, os trabalhadores urbanos, que usam a bicicleta como meio de chegar até o local de trabalho”, justifica. “Era uma necessidade para Rio Grande e vem ao encontro da proposta de governo em ser uma cidade mais humana, mais inteligente, no sentido de usar os recursos naturais e aproveitar o potencial que a cidade tem. Somos uma cidade plana com facilidade de circular por ela por meio de bicicletas”, argumenta Darlene.

Além das três etapas citadas, mais duas estão previstas no projeto da Rede Cicloviária Municipal. A Etapa 4 estenderá a ciclovia pelas avenidas José Bonifácio, passando Primeiro de Maio, Buarque de Macedo, rua Vice Almirante Abreu, Salgado Filho. A Etapa 5, última a constar do projeto, passará pelas ruas Riachuelo, General Osório e Vasco Vieira da Fonseca.

No Mapa de Monitoramento de Obras da Prefeitura é possível acompanhar o andamento de todas as obras em execução pela administração, incluindo as obras da Rede Cicloviária. O mapa georreferenciado pode consultado no endereço a seguir:  http://bit.do/fnNcr

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.