2ª Noite do Centro Histórico de Rio Grande

Prefeitura Municipal convida para a 2ª Noite do Centro Histórico de Rio Grande

Rio Grande receberá a 2ª Noite do Centro Histórico de Rio Grande, hoje, segunda-feira (6). O evento consiste em valorizar a história dos museus e da cidade do Rio Grande e é também uma forma de enaltecer a cultura local. Esta segunda edição ocorrerá no Centro Histórico, das 18h às 22h, e contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no interior da Igreja do Carmo, às 20h30. Ao todo 10 museus e acervos estarão participando do evento que terá entrada franca e contará com apresentações musicais e exposições.

A atração principal do evento, a Ospa, interpretará trechos de óperas, músicas latino-americanas e trilhas de filmes no centro do Município. A regência é de Evandro Matté, e os solos da soprano Raquel Fortes. A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.

A Noite do Centro Histórico é também uma homenagem a cidade do Rio Grande, a mais antiga do Rio Grande do Sul, que completa 280 anos neste ano e ao aniversário do Porto Novo do Rio Grande, berço da economia da região sul e do Estado que completa este ano 102 anos de fundação.

A programação contará com a participação de mais de 10 museus históricos de Rio Grande abertos para visitação. Entre eles, estão: Museu Sacro, Fototeca Municipal, Museu Oceanográfico, Museu da Cidade do Rio Grande, Exposição Itinerante no Prédio da Alfândega, Museu da Comunicação, Museu da Marinha, Museu do Porto, Museu Náutico, Corveta Imperial Marinheiro e exposição de Carros Antigos.

Durante a ocasião, ocorrerão apresentações culturais; assim como a gastronomia também valorizará a cidade e ficará por conta do Mercado Público com pratos típicos da culinária local. Os museus abertos também serão pontos de recolhimentos de alimentos não perecíveis que serão entregues ao Banco de Alimentos de Rio Grande, uma ação social que ajuda as famílias carentes da cidade. A 2ª edição da Noite do Centro Histórico é uma realização da Superintendência do Porto do Rio Grande em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.