NotíciasRio Grande

2,5 mil unidades de álcool em gel serão entregues para famílias de pescadores

Como parte do enfrentamento ao Coronavírus no município, a Secretaria da Pesca (SMP), fará a entrega de 2.500 unidades de 500ml de álcool em gel para as famílias de pescadores do município, em uma parceria com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que está produzindo o produto. A ação também conta com o apoio da Águia Pescados, empresa rio-grandina que fez a aquisição de todos os recipientes que serão usados para a distribuição. As garrafas estão sendo produzidas pela Cooperativa Santa Rita, utilizando material reciclado.  

A ação vem sendo organizada e desenvolvida pelo GT Pesca contra a COVID-19, grupo de trabalho criado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer no decreto 17.090 de 15 de abril de 2020, que tem por objetivo a análise e monitoramento dos impactos socioeconômicos da pandemia sobre a atividade pesqueira em Rio Grande. O grupo está elaborando um plano de ação específico para o setor, no qual está inserida a distribuição do álcool em gel e de máscaras de proteção, o levantamento de dados sobre os impactos na área da pesca, a utilização de redes sociais para informação de lideranças e a proposição de protocolos para proteção das comunidades. 

Na tarde de hoje (27), na sede da Cooperativa Santa Rita, foram entregues os primeiros recipientes, um total de 334 garrafas de 500 ml. Segundo o secretário da Pesca, Ederson Silva, o álcool em gel deve começar a ser engarrafado pela FURG na segunda-feira, e a distribuição também deve iniciar na próxima semana.  

 Ele também explicou que a entrega do produto aos pescadores ainda está sendo organizada e que será divulgado um calendário específico para cada comunidade, visando evitar aglomerações. “Nós conseguimos com Águia Pescados a doação do recurso para a compra das embalagens da Cooperativa Santa Rita, que são recicladas. A princípio, a distribuição será feita pelos agentes de saúde nos postos de saúde, mas ainda estamos dialogando com a Secretaria de Saúde sobre a forma como isso será feito. Serão 500ml por família de pescadores”, afirmou.  

Além de servidores da prefeitura, também fazem parte do GT Pesca contra a COVID-19 representantes da FURG, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Armadores de Pesca (SINDARPES), Sindicato dos Trabalhadores das indústrias de carnes e derivados e do Sindicato da Industria da Pesca, Doces e Conservas Alimentícias (SINDIPESCA). 

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.