NotíciasRio Grande

Vigilância recomenda manter cuidados contra o mosquito da dengue em Rio Grande

A Vigilância Ambiental em Saúde do Rio Grande apresentou um balanço das últimas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya , após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa). Durante a semana em que foi realizado esse trabalho – 2 a 8 deste mês -, não foram registrados novos focos do mosquito. Nesse período, era prevista a visitação em 4.316 imóveis a procura de focos. No final, foram inspecionados 4.906 imóveis, o equivalente a 113,67% do previsto.

Mesmo que não tenha encontrado novos focos nesse período, o gerente da Vigilância Ambiental, Kleyton Cougo alerta: o cuidado não deve parar, pois o mosquito está circulando na cidade e qualquer recipiente que acumule água pode servir de criadouro. Na semana de 26 de outubro a 1º deste mês, por exemplo, foram registrados cinco novos focos do mosquito Aedes aegypti no Rio Grande.

Conforme divulgado no último boletim da vigilância, com dados de janeiro a sábado passado, já foram registrados 431 focos do mosquito, atingindo todos os bairros da cidade. Centro, Cidade Nova e Quinta permanecem como os locais com maior concentração de focos.

Casos positivos

Em relação a casos positivos de dengue, o último considerado autóctone (contaminação dentro do município) foi registrado no dia 3 de julho deste ano. Já o último caso importado (em que o paciente se contamina fora do Rio Grande) foi registrado em 3 de agosto deste ano.

O gerente da Vigilância esclarece que o Município está identificando focos o ano todo. “As ações são as mesmas: visitas às residências, fiscalização em locais que possam servir de criadouro e que os agentes de combate a endemias (ACE) não conseguem acesso, e também trabalho educativo em escolas e eventos.

Mais agentes

A Secretaria da Saúde quer ampliar o número de agentes (ACE) nas ruas. Por isso, está com processo seletivo em andamento, a fim de realizar a contratação emergencial de 60 ACE, “para qualificar o processo de trabalho e tentar cobrir toda a área do Município em menor tempo”. O gerente da vigilância reforça que os cuidados contra os mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya devem ser permanentes, para que os números de casos da doença e de focos continuem baixos no Rio Grande.

Mutirão no Navegantes

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde estará presente no Mutirão da Cidadania, evento marcado para o bairro Navegantes, quinta-feira (13), das 14hs às 17hs. Dia 14, estão previstas ações de panfletagem e mobilização comunitária, no Largo Dr. Pio, das 10h às 11h e das 14h30min às 15h30min, reforçando que o combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e os cidadãos.

Confira abaixo os três últimos boletins elaborados pela Vigilância Ambiental com informações detalhadas sobre a dengue e outras arboviroses no Rio Grande.

→ Boletim semana epidemiológica 43

→ Boletim semana epidemiológica 44

→ Boletim semana epidemiológica 45

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.