Vigilância Ambiental realiza novo levantamento em busca do mosquito da dengue em Rio Grande
O segundo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa) teve início nesta quarta-feira (14) no município do Rio Grande. A ação prevista para encerrar no sábado (17) faz parte do Programa de Prevenção da Dengue, da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde (SMS), cujo objetivo é fazer a busca em residências do vetor transmissor da dengue e outras arboviroses (Zika e Chikungunya).
A Vigilância Ambiental solicita à população rio-grandina que receba os agentes de combate a endemias (ACEs) em suas residências, a fim de que possam realizar a atividade. Os agentes repassam orientações aos moradores com a intenção de que haja diminuição do risco de circulação do vírus da dengue. Em 2024, foram confirmados 41 casos positivos de dengue autóctone (doença adquirida dentro do município) e 49 casos positivos de dengue importados (fora do município). Este ano, já são cinco casos positivos da doença.
Atualmente, Rio Grande tem a presença do mosquito, tanto importados como autóctones e “é importante que toda comunidade redobre sua atenção para evitar a proliferação, cuidando para que não tenha acúmulo de água e, principalmente, não se descarte lixo em locais inapropriados”, recomenda a coordenadora da Vigilância Ambiental, Márcia Pons.
Todos os agentes estão uniformizados com camisetas e coletes da Vigilância Ambiental em Saúde. Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para o número de WhatsApp (53) 32337289, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações e/ou denúncias, está à disposição o e-mail vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp