NotíciasRio Grande

Vacinação contra a gripe chega a 56,39% em idosos no Rio Grande

A Vigilância em Saúde do município do Rio Grande divulgou nesta segunda-feira (7) os dados do boletim da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Um dos maiores percentuais é o da vacinação em idosos, que atingiu 56,39% deste grupo prioritário. O número de óbitos por vírus respiratórios não teve alteração e permanece com 18 registros, sendo que 14 foram na rede hospitalar e quatro nas UPAs. O último boletim refere-se ao período de janeiro até a semana número 27, encerrada no domingo (6).

Correção na semana 26

Uma retificação no boletim da semana 26 está em um documento anexo. Houve erro de digitação em relação ao percentual de idosos vacinados contra a SRAG. O correto é 55,82% e não 68,27% como foi divulgado. Isso interferiu, também, no percentual de pessoas dos grupos prioritários vacinadas: são 50,87% e não 61,06%.

Semana 27

Rio Grande possui 191.900 habitantes. Deste total, conforme o boletim da semana 27, são 61.268 pessoas vacinadas, o que representa 31,93% da população rio-grandina. No que se refere a idosos, 56,39% desse público já recebeu a vacina. Entre os grupos prioritários (idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e outros), a cobertura subiu para 51,63%. A Secretaria da Saúde quer atingir 90%, no mínimo, do público prioritário.

A SRAG abrange casos de Síndrome Gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória e suas causas podem ser influenza, covid-19, entre outros vírus respiratórios. No boletim, a informação inicial está em um painel que mostra as hospitalizações por SRAG em todo o Estado, nos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e na cidade do Rio Grande.

O boletim traz os casos de pessoas hospitalizadas contaminadas por diferentes vírus respiratórios, comparando os anos de 2024 e 2025, até a semana passada.

O boletim da SRAG informa, também, o percentual de casos por raça/cor e sexo, a faixa etária de pessoas hospitalizadas por SRAG e o gráfico das hospitalizações de casos de SRAG em cada uma das semanas deste ano.

Características da síndrome gripal, endereços das farmácias municipais, medidas de prevenção, formas de testagem e a cobertura vacinal no Município, também, são apresentadas no boletim da SRAG.

Confira a íntegra dos dois últimos boletins clicando neste LINK.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.