Transpetro entrega obras estruturais da EMEF Ramiz Galvão e anuncia novos investimentos
Nesta terça-feira, 21, a Transpetro realizou a entrega oficial da obra de drenagem e da revitalização do playground da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiz Galvão, localizada na Vila Mangueira. As melhorias foram inauguradas durante uma cerimônia que reuniu autoridades, representantes da empresa e da comunidade escolar.
Participaram do ato o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), o deputado estadual Halley Lino de Souza (PT), o vice-prefeito Paulo Renato Gomes (Renatinho), que representou a prefeita Darlene Pereira, a secretária de Município da Educação, Cleuza Sobral Dias, além de demais secretários municipais e convidados.
Obras na EMEF Ramiz Galvão
As obras contemplaram a execução de um novo sistema de drenagem no pátio da escola e a revitalização completa do playground, garantindo um espaço mais seguro e agradável para o lazer das crianças.
A diretora da escola, professora Cristiane Jaegger, celebrou a conclusão das obras e contou que a iniciativa representa a solução de um problema antigo.
“Nosso sentimento é de um sonho realizado. Essa obra era uma necessidade muito grande da escola. Nós realizamos as atividades pedagógicas, culturais e esportivas no pátio, que alagava com a chuva. Mesmo que a chuva parasse, levava de três a quatro dias para secar o solo e podermos novamente utilizar o espaço. Muitas vezes, chegamos a ficar uma semana inteira sem poder utilizar o pátio. Então a drenagem veio para solucionar esse grande problema que nós tínhamos”, afirmou.
A diretora também lembrou como surgiu a parceria com a empresa. Segundo ela, em 2024 a escola emprestou o espaço para a realização de um evento da Transpetro para a comunidade, mas, devido à chuva do dia anterior, o pátio estava totalmente alagado.
Durante a ação, ela brincou com o presidente Sérgio Bacci, dizendo que precisaria do caminhão usado para drenar a área, já que o local costumava ficar tomado pela água após as chuvas. O presidente não só colocou o equipamento à disposição da escola, como também prometeu que a empresa realizaria a obra de drenagem — promessa que se concretizou com a entrega oficial, nesta terça-feira.
O secretário de Município de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, salientou que a parceria com a empresa fortalece o compromisso conjunto de atender às demandas sociais. “Para nós, do Município, sem dúvidas é uma bênção receber este investimento da Transpetro. A comunidade da Mangueira e a escola merecem uma obra como esta. Nós só temos a agradecer à Transpetro”, disse.
Durante a cerimônia de entrega da obra, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, falou sobre o compromisso da empresa com a comunidade.
“Para nós, da Transpetro, é fundamental realizar obras como esta. São pequenos investimentos, mas que representam muito para as crianças que passam boa parte do dia na escola. Agora elas terão uma nova área de lazer, e também fizemos a drenagem para evitar que o pátio alague durante as chuvas. Estive aqui em um dia de chuva e pude ver de perto a dificuldade, então decidimos ajudar a escola. É com muito orgulho e alegria que entregamos esta obra, principalmente por saber que estamos fazendo algo pelas crianças, que são o futuro do nosso Brasil”, afirmou Bacci.
O vice-prefeito Renatinho também destacou a importância do vínculo entre a empresa e a comunidade da Vila Mangueira:
“Primeiro gostaria de cumprimentar o presidente Sérgio Bacci, bem como todos os trabalhadores da Transpetro, que já há algum tempo adotaram não só a escola, mas também a comunidade como um todo. Hoje temos esse sentimento de pertencimento, e agradecemos à Transpetro pelo olhar sensível, identificando a necessidade da comunidade escolar e executando esta importante obra, que vai dar maiores condições para o desenvolvimento das atividades”.
Novos investimentos
Ainda durante a cerimônia, o presidente da Transpetro reafirmou o compromisso com a construção de quatro navios da classe Handy no polo naval do Rio Grande, cujo contrato foi assinado em fevereiro deste ano. Além disso, Bacci também anunciou investimentos futuros para o Rio Grande.
“Nós não só assinamos o contrato dos quatro navios, como já começamos a execução. Já estamos na fase de projetos, estamos comprando aço para fazer os quatro navios Handy. Para além disso, fizemos a licitação dos navios gaseiros e o estaleiro Ecovix ficou em primeiro lugar. Passamos pela segunda fase, que era a parte técnica dos navios, e estamos na terceira fase, que é a parte econômica”, explicou.
Segundo Bacci, possivelmente o presidente Lula voltará à cidade no mês de dezembro, para a assinatura de novas contratações. “Iremos assinar o contrato para a construção de mais cinco navios na cidade do Rio Grande. Queremos o melhor para o povo brasileiro”, anunciou o presidente da Transpetro.
Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes na cerimônia os secretários municipais Antônio Soler (SMMA), Miguel Satt (SMC), Luis Francisco Spotorno (SMI) e Luiz Gautério (SMPA), a vereadora Denise Marques (PT) e o vereador Rovam Castro (PT), presidente da Câmara Municipal do Rio Grande.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp