Rio Grande terá Centro de Atendimento Educacional Especializado
A prefeita Darlene Pereira acompanhou na manhã da terça-feira (1º) a apresentação da criação de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), vinculado à Secretaria de Educação de Rio Grande (SMEd). A iniciativa, que já conta com um espaço definido, foi apresentada na Sala de Reuniões da Prefeitura pela coordenadora do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado da (NAEE/SMEd), Mirian Pureza, a assessora Eliane Elesbão, e pela secretária de Educação, Cleuza Sobral, juntamente com o adjunto Sícero Miranda e o superintendente Felipe Alonso.
As responsáveis pelo NAEE, e pela costura do projeto do Centro (que já vem sendo estruturado há algum tempo), explicam que o CAEE tem como objetivo realizar atendimento de média e alta complexidade para crianças, jovens e adultos com deficiência, especialmente aqueles que já estão integrados à Rede Municipal de Ensino. O local oferecerá serviços e recursos através de uma equipe multidisciplinar, incluindo psicopedagogos, psicomotricistas e psicólogos. Futuramente, a proposta é também contar com a presença de profissionais para atendimento médico, fonoaudiológico e terapêutico ocupacional. “Esse Centro vem para complementar/suplementar os serviços de assessoramento às salas de recursos, garantindo a qualidade do processo de inclusão para as crianças, jovens e adultos, nas escolas da Rede”, afirmaram Mirian e Eliane.
O atendimento especializado será voltado ao desenvolvimento de habilidades que auxiliem estudantes com limitações físicas, intelectuais ou sensoriais, e que além disso enfrentam barreiras ambientais e atitudinais que dificultam a inclusão. O espaço também oferecerá acolhimento e apoio às famílias.
A criação de um CAEE pelos municípios está entre as previsões contidas no Decreto Federal Nº 7.611/2011 e que regulamenta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Brasil. Dentro desse planejamento, compete às escolas o atendimento da educação especial através do uso de Salas de Recursos, em nível de baixa complexidade.
Durante a apresentação da criação do Centro, a secretária Cleuza Sobral destacou a relevância do novo serviço. “Entendo que esse Centro vai qualificar o processo de inclusão da nossa Rede. Já temos um trabalho consolidado, mas o CAEE permitirá um acompanhamento ainda mais completo aos estudantes, indo além do que hoje é possível nas salas de recursos, além disso é um apoio importante para os professores que atuam nas salas de aula com estudantes em processo de inclusão”, avaliou a titular da Educação.
Também acompanharam a apresentação na Sala de Reuniões, o coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Rafael Carneiro, o secretário da Fazenda, Alexandre Protásio, a secretária da Saúde, Juliana Acosta, acompanhada de Jéssica Rodrigues e o adjunto da Cidadania e Direitos Humanos, Fernando Bitello.
Vanguarda em políticas locais de inclusão
A criação do CAEE em Rio Grande é vista pela administração municipal como uma vanguarda em políticas locais de inclusão educacional. Atualmente, aproximadamente 3.900 estudantes na Rede Municipal possuem alguma necessidade educacional específica. A expectativa é que o Centro não apenas amplie o mapeamento dessas necessidades, mas também ofereça serviços que atendam à média e alta complexidade dos casos, complementando assim o trabalho realizado nas escolas.
De acordo com as profissionais à frente da implementação do projeto, atualmente, existem poucos centros semelhantes no Brasil, com exemplos em estados como Roraima e Pernambuco, que inclusive serviram de modelo para a proposta de Rio Grande. Na próxima semana, Mirian e Eliane, juntamente com o Núcleo e a Superintendência Pedagógica, devem visitar um centro especializado em Porto Alegre que atende adultos com características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de aprimorar o planejamento dos serviços que serão oferecidos em Rio Grande.
Local
O CAEE funcionará no mesmo espaço da Escola Viva, instituição da Rede Municipal que já desenvolve ações voltadas ao público jovem e adulto com necessidades educacionais específicas. A Escola Viva passará a ser um projeto integrado ao Centro. A escolha desse local estratégico visa, ainda, promover uma maior integração entre os serviços que serão oferecidos pelo CAEE para toda a Rede às atividades já desenvolvidas pela Escola Viva, garantindo a continuidade de suas atividades.
A expectativa é de que o Centro seja inaugurado no final do mês de agosto.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp